A Câmara Municipal de Petrolina realizou sessão solene no Fórum Souza Filho, para a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao juiz de direito e diretor do Fórum, Elder Muniz. A solenidade foi presidida pelo vereador e presidente do Legislativo Municipal, Aero Cruz.
O projeto foi de iniciativa do vereador Wenderson Batista (Pé de Galo), sendo subscrito pelo vereador Capitão Alencar. A homenagem ao magistrado aconteceu em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na área jurídica e como diretor da Comarca de Petrolina.
Participaram da solenidade o vereador Elismar Gonçalves, o ex-vereador José Batista da Gama, o presidente da OAB Petrolina, Marcilio Rubens, representante do Ministério Público, além de servidores do Judiciário, amigos e familiares do homenageado – inclusive o seu pai, Gilberto Muniz, e sua mãe, Eleone Cruz.
Após as falas em homenagem a Elder Muniz, o vereador Pé de Galo iniciou seu discurso dizendo que sentiu-se muito honrado em prestar a homenagem, que representa a maior Comenda do Poder Legislativo, já que o magistrado não pode receber o título de cidadão petrolinense por já ser natural de Petrolina.
O parlamentar disse que tem uma grande admiração por Elder Muniz, não só como juiz de Direito, mas como amigo e um grande ser humano, e que os seus caminhos já se cruzaram muitas vezes, em especial quando o conheceu na ordem na sua loja Maçônica.
Trajetória
Em um breve relato, Pé de Galo descreveu a trajetória de sucesso da vida de Elder Muniz, disse que ele nasceu no Hospital Dom Malan de Petrolina e estudou durante a infância e adolescência na cidade de Jacobina (norte da Bahia), vindo posteriormente a cursar Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).
Lembrou, ainda, que antes do término da graduação, Elder Muniz foi aprovado no concurso público de Analista Judiciário no Tribunal de Justiça de Sergipe, onde, morando em Aracaju, desempenhou funções de assessoria jurídica entre os anos de 2010 a 2014.
Continuou a explanação e ressaltou que, naquela época, após rígido concurso de provas e título, Elder Muniz tomou posse, então com 28 anos, como juiz de Direito do Estado de Pernambuco, atividade na qual iniciou suas funções na Comarca de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), vindo em janeiro de 2017 a assumir o posto de juiz titular da 2ª Vara Criminal de Petrolina.
Outras atribuições
Além da unidade judiciária, desempenhou desde a sua chegada em Petrolina a função de juiz eleitoral, conduzindo as últimas eleições e diplomando os candidatos eleitos no pleito do ano de 2020. É, ainda, juiz diretor do Fórum da Comarca, exercendo papel de direção administrativa, gestão de servidores e relações públicas com autoridades e demais poderes locais.
O vereador concluiu dizendo que Elder Muniz é “profissional amplamente gabaritado e goza de prestígio no meio jurídico e científico pelo seu vasto conhecimento e contribuição jurídica que tem dado como juiz de Direito e diretor do Fórum da Comarca de Petrolina, primando pela garantia da ordem pública, aplicação de soluções justas para os conflitos e exercício da prestação jurisdicional como instrumento de pacificação social e afirmação da cidadania”, concluiu.
Tenho 55 anos, tambem nasci no D. Malan e morei aos pés da Catedral, não tô mendigando medalha, mas nunca ouvi falar nesse Sr. Juiz, contudo tá explicado o mérito da Horaria. “JUIZ ELEITORAL”.
Essa câmara de vereadores tá precisando de uma renovada geral em 2024. Vamos agir! Eleitores de Petrolina.