[slider id=”audiencia-juazeiro”]
O auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro ficou lotado na manhã desta sexta-feira (19) durante a audiência pública sobre a destinação dos recursos dos royalties do pré-sal. A aplicação dessa verba na educação é defendida pelo Governo Federal, através do ministro Aloísio Mercadante, mas encontra resistência de alguns segmentos, que querem uma fatia para a saúde. A decisão final caberá ao Congresso.
Em todo o Brasil, o assunto é tema de vários eventos com o objetivo de estender a discussão à população. Em Juazeiro, participaram da audiência estudantes e professores dos colégios Rui Barbosa, Codefas, Modelo, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O encontro foi presidido pelo vereador Jean Gomes (PT), autor do requerimento para a realização da audiência.
Compuseram a mesa representantes da prefeitura, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), APLB Sindicato, Secretaria Municipal de Educação e Esporte, e IF Sertão-PE, cujo reitor, Rildo Diniz, foi um dos expositores da audiência. De acordo com o reitor, que defende a destinação da totalidade dos royalties para a área educacional, investir em educação é garantir, por tabela, menos gastos com saúde e segurança. (De Rinaldo Lima/para o Blog)