O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), fechou em Petrolina, na tarde deste domingo (26), uma intensa maratona de compromissos que começou na última quinta-feira (23) do litoral ao Sertão do estado. Na cidade, Câmara participou da cerimônia de encerramento do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada 2015, realizada na quadra poliespoertiva do Senai, que reuniu cerca de mil pessoas.
Acompanhado de secretários e aliados políticos, o governador destacou a importância da iniciativa, que começou com o ex-governador Miguel Arraes, nos anos 80, e foi ampliada com o neto dele, Eduardo Campos.
Este ano o Chapéu de Palha da Fruticultura beneficiou cerca de 10 mil trabalhadores da área durante o período de entressafra da produção, garantindo aos contemplados um benefício dividido em quatro parcelas de até R$ R$ 246,45, complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família.
Além disso, a Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com as de Educação e da Mulher, ofereceu uma série de atividades de capacitação para os beneficiários e membros de suas famílias. O cronograma começou em janeiro, com a fase de cadastramento e seguiu até julho, quando se encerraram as qualificações profissionais. Além de Petrolina, outros seis municípios sertanejos também são atendidos pelo programa: Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó e Petrolândia.
Câmara lembrou que o programa tem o papel de colaborar para a qualificação dos trabalhadores contemplados e também de suas respectivas famílias, “gerando opotunidades de novos horizontes”, ressaltou.