A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) está coordenando uma pesquisa sobre a estrutura disponível e o funcionamento das unidades municipais responsáveis pelo controle interno. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aderiu à iniciativa, parte do Projeto “InterAgir”, que busca estimular uma maior interação entre os órgãos encarregados pelo controle externo com as controladorias municipais dos poderes executivo e legislativo dos municípios.
Para a realização de um correto diagnóstico sobre o controle interno municipal foi elaborado um questionário eletrônico, disponível no link, e encaminhado a todos os prefeitos, presidentes de câmaras municipais e controladores internos municipais. As respostas devem ser enviadas até 30 de setembro.
O objetivo do “InterAgir” é permitir maior troca de informações e de conhecimentos entre os órgãos de controle externo e os de controle interno municipais, de modo a equipá-los e dar mais eficiência e efetividade ao trabalho que executam. Como consequência, isso irá gerar mais segurança e agilidade às administrações municipais, qualificando-as melhor para que possam atender com presteza os anseios da população.