Juazeiro também comemorou o Dia Mundial do Rim. A data foi homenageada por uma caminhada, que saiu da Avenida Adolfo Viana, às 8h de hoje (11).
A caminhada teve o objetivo de alertar o maior número possível de pessoas sobre a prevenção da doença renal e sobre o controle dos fatores de risco – Diabetes e a Hipertensão Arterial.
Como parte da campanha um stand será montado na Praça Antonílio da França Cardoso, onde profissionais especializados no tratamento dos rins vão orientar a comunidade sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença, além de aferir a pressão arterial, e oferecer exames de uréia, creatinina e glicose. As pessoas que procurarem o stand também receberão materiais informativos e orientação de um nutricionista.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população mundial sofre de Doença Renal Crônica (DRC). A DRC é comum, invisível e tratável. Dados de 2009 da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas são vítimas de doenças renais crônicas, mas somente 30% sabem disso.
O Dia Mundial do Rim foi criado em 2005 pela Sociedade Mundial de Nefrologia e é comemorado na segunda quinta-feira de março, que este ano corresponde ao dia 11. A prevenção é a melhor saída para o paciente. Minimiza custos e melhora a qualidade de vida.
Que milagre a Bahia não decretou um feriado em homenagem aos rins ?