Campanha do Procon orienta como evitar o super endividamento

por Carlos Britto // 29 de maio de 2011 às 16:02

Muita gente não sabe o valor dos juros incidido no pagamento mínimo do cartão de crédito e se assusta na hora de quitar a dívida por inteiro. Em muitos casos, os juros transformam as dívidas numa bola de neve que só faz crescer.

E foi pensando nisso que o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor)lançou uma campanha para evitar o super endividamento. E os principais mandamentos para evitar esta dor de cabeça são: ler com cuidado e entender o que está escrito no contrato do cartão de crédito; ter maior cuidado com o chamado crédito fácil; exigir o cálculo prévio sobre o valor total da dívida.

O Procon de Pernambuco quer que os bancos e as operadoras de cartões deixem mais claro ao consumidor quanto ele vai pagar de juros em caso de atraso do pagamento da fatura ou se ele fizer o pagamento mínimo.

E para quem já está super endividado a orientação do órgão é procurar os canais de atencimento da própria instituição que está com problemas finaceiros. Cada uma delas é obrigado a ter um SAC, que é um serviço de atendimento ao consumidor, para atender esse consumidor. E muitas possuem um departamento específico para renegociação de dívida. Se esse consumidor não estiver satisfeito com a resposta em primeira instancia da entidade ele deve procurar a ouvidoria da instituição financeira. Todas são obrigadas a ter um canal de ouvidoria que recebe em segunda instancia a demanda do consumidor. ( Com informações do G1/ Foto reprodução internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários