O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) anunciou, nesta terça-feira (7), a campanha ‘Eu viro Carranca para defender o Velho Chico’ 2024. O tema deste ano é ‘Velho Chico: Revitalizar o Rio, preservar riquezas’. A iniciativa tem como foco a revitalização do Rio da Integração Nacional, ressaltando sua relevância para a sustentabilidade ambiental, econômica e social de amplas áreas do Brasil.
O CBHSF está comprometido em assegurar que a revitalização, proposta pelo governo federal em 2004, se torne uma realidade concreta para as comunidades ribeirinhas e para todo o Brasil após 20 anos de planejamento. O CBHSF está pronto para exigir e desenvolver estratégias efetivas para a implementação desse plano.
A campanha ocorrerá no dia 3 de junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Eventos serão realizados simultaneamente nas quatro regiões da bacia (Alto, Médio, Submédio e Baixo) nas cidades de São Francisco (MG), Carinhanha (BA), Lagoa Grande (PE) e Delmiro Gouveia (AL), em parceria com as prefeituras locais.
Srs leitores. Com todo o respeito, que o assunto requer, mas, eu particularmente, não creio que alguma coisa,possa acontecer. O governo Lula, direito e indiretamente, já irá completar 18 anos, gestão, sendo 16 anos, praticamente initerruptos e, agora, há 1 ano e 4 meses. Antes da mega intervenção, sobre transposição do rio da unidade nacional, se falava em revitalização, na época o então bispo de Barra -Ba, Luiz Capio, chegou a fazer greve de fome, pois, não priorizaram a revitalização, e sim, se falava em transposição, anos se passaram e, essa instituição,diz virar carranca pra defender o velho Chico. Eu particularmente, não irei comentar sobre, cada um examine a si próprio. E, que Deus, continue nos abençoando.
Sempre Juazeiro, essa instituição é a única que tem efetivamente feito obras de requalificação ambiental, financiando mais de 100 planos de saneamento para municípios de pequeno porte, realizado obras de segurança hídrica, atendido comunidade indígenas e quilombolas ribeirinhas. É só acessar o site da instituição Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pode acompanhar o que tem sido feito com recurso oriundo da cobrança pelo uso da água bruta que os usuários devem pagar. Não há nenhum recurso de governos, apenas do que os usuários da água bruta pagam e é integralmente aplicado na bacia do São Francisco. Essa instituição não começou a campanha em defesa do Rio hoje, se trata de uma luta de mais de 20 anos. A campanha existe desde 2004 e todos os anos uma grande mobilização é feita não para dizer que o Rio é bonito, mas para evidenciar os problemas, que são inúmeros, enfrentados pelo Rio e as populações ribeirinhas.