Será lançada logo mais, a partir das 15h, uma campanha regional pelo plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O evento, que acontecerá na Câmara Municipal, deve contar com a presença de mais de vinte entidades que já estão mobilizadas por uma reforma no sistema eleitoral.
Segundo o membro do Comitê Estadual da Secretaria Operativa de Pernambuco, Eduardo Mara (foto), a iniciativa visa a pressionar o Congresso Nacional por mudanças no sistema político. “Na verdade nós queremos levantar o debate sobre o sistema político e não apenas fazer a coleta de votos. A ideia nossa é conformar comitês para debater o que é o sistema político, não só debater o sistema eleitoral”, explica.
Segundo Eduardo, além das discussões sobre o sistema político, a campanha também abordará temas importantes sobre o sistema de poder como um todo. “Não é só o sistema eleitoral. Nossa luta também é para mexer em tudo aquilo que representa concentração do poder. Nós queremos mexer no Judiciário, que um poder extremamente concentrado que define a própria vida, o próprio salário. Então nosso objetivo é abrir espaço para as participações populares”, diz.
Na Semana da Pátria, entre os dias 1º e 7 de setembro, será realizado o plebiscito que vai fazer a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. Em Petrolina, as mobilizações acontecem desde novembro de 2013 e, segundo Eduardo, em breve serão oferecidos cursos específicos para os líderes das discussões na cidade.