Campo Alegre de Lourdes (BA) conta as horas para ver sonho da adutora começar a sair do papel

por Carlos Britto // 11 de outubro de 2013 às 14:33

campo alegreCampo Alegre de Lourdes, no Norte da Bahia, conta as horas para testemunhar a primeira etapa do maior sonho de seus moradores. Neste sábado (12) o governador Jaques Wagner vai assinar ordem de serviço para implantar o sistema adutor integrado de abastecimento d’água do município, que beneficiará um universo populacional de 27 mil pessoas de 71 localidades – entre Campo Alegre, Pilão Arcado e Remanso.

A execução da obra está a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com recursos de R$ 79,6 milhões garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Prevenção).

Além de Wagner, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz – e diversas lideranças políticas e comunitárias da região – devem prestigiar o ato de assinatura.

Segundo a assessoria da Codevasf, a elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). A captação de água será feita por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e daí conduzida por tubulação de 350 milímetros de diâmetro e 371,4 km de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

Subsistemas

Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água própria para consumo a uma população de cerca de 40 mil pessoas, projetada para 2028. A realização de quase 4 mil novas ligações domiciliares está também prevista no contrato. A obra deve começar em breve. (foto/reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários