Campo Formoso, município no interior da Bahia, aderiu na última sexta-feira (23) ao projeto do Ministério Público estadual Cidadania Digital, que tem por objetivo implantar ainda este ano o ensino de educação digital na grade curricular obrigatória da rede pública de ensino.
A implantação do projeto é uma meta estratégica do plano de ação da defesa da criança e adolescente no ambiente digital do Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente (Caoca). Com parceria da Safernet, o projeto foi desenvolvido em 2023 de forma pioneira no Município de Sobradinho.
A disciplina intitulada Cidadania Digital, que será implantada no 8º e 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal este ano, leva em consideração o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), que destaca a Cultura Digital como um tema integrador da educação básica.
O MPBA vai realizar o treinamento dos professores e acompanhar, em parceria com a SaferNet, associação civil de direito privado, a implantação da disciplina durante todo o ano. A criação da disciplina se alinha à competência geral cinco da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que dispõe: ‘Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos’.