Alertar a sociedade e educar, em especial os mais jovens, sobre os valores da democracia. Esse é o principal objetivo do Dia de Luta pela Democracia Brasileira, organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A partir deste ano, a ação será realizada anualmente no dia 5 de outubro, data da promulgação da Constituição Federal de 1988. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aderiu à iniciativa e realizará uma palestra com o tema ‘Ditadura, Ciência e Democracia: dos anos de chumbo ao tempo presente’, no auditório do Campus Senhor do Bonfim (BA), nesta quinta-feira (5), às 19h. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga no Youtube.
O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra será ministrada pelo professor do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim, José Eduardo Ferraz Clemente. O docente pesquisa a ditadura militar no Brasil e publicou, em 2020, o livro “Ciência e Política durante a Ditadura Militar: o caso da comunidade de físicos (1964-1979)”, pela Sagga Editora.
Na palestra, Clemente irá traçar uma linha do tempo da instauração da ditadura no país, em 1964, até os dias atuais, destacando momentos marcantes, como a implantação do Ato Institucional nº 5 (AI-5) e a tentativa de golpe de estado no dia 8 de janeiro desse ano. “Farei uma reflexão sobre os tempos da ditadura, a importância dos valores da democracia e o desenvolvimento da ciência nesse período e nos tempos democráticos”, afirma o docente.
A realização do Dia de Luta pela Democracia Brasileira é uma iniciativa da Andifes em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades científicas e da sociedade civil.
1- A ditadura começou no Bostil em 1889.
2- “tentativa de golpe de estado”. Que eu saiba, não há registro de “tentativa de golpe de estado” em toda a história registrada disponível feita por pessoas desarmadas. Muitos sabem ser um discurso mentiroso para que o regime travestido de república democrática se manter enganando e oprimindo a cada dia mais o povo. Infelizmente uma quantidade considerável do povo não percebeu ainda por causa da imprensa(organizações de controle social) fazendo lavagem cerebral a décadas no Bostil. Só uma informação está certa, a maioria do povo se deu conta do regime ditatorial vigente pelo menos desde 2020 quando os parasitas da corte que deveria ser constitucional quebraram o pacto federativo ao usurpar competência do executivo federal e, após isso, inúmeras ilegalidades inconstitucionais como abertura de inquérito quando um dos envolvidos são os próprios membros da corte do diabo. Ilegal o estabelecimento de inquérito e julgamento por pessoas envolvidas na própria ação como vítima de mentira.