Após o Blog publicar sobre a insatisfação de comunitários da Rua Marcos Passos, no Bairro São José, área central de Petrolina, em relação ao canal de esgoto, que segundo eles está causando transtornos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que não é responsável por realizar manutenção nos canais pluviais, sendo esta uma responsabilidade do Poder Público Municipal.
Procurada pelo Blog, a gestão municipal declarou que nos próximos dias uma equipe de fiscalização visitará o bairro para avaliar a real situação do canal de águas pluviais. “Vale pontuar que, regularmente, esse e outros canais da cidade são limpos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), através do trabalho manual e com máquinas”, disse a nota.
A prefeitura disse ainda que já está elaborando um projeto para captar as águas pluviais dentro do Plano Diretor de Macrodrenagem para, posteriormente, com a aprovação de recursos, elaborar a licitação para execução das obras.
Sou testemunha das limpezas feitas ocasionalmente nos terrenos baldios e no canal. O maior problema é mesmo é a falta de educação de parte da população. Creio que enquanto não houver massivas campanhas educativas e pesadas multas tudo continuará como d’antes no quartel de Abrantes