Cancão enaltece preparo de Simão em atrair grandes investimentos para Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 07 de julho de 2023 às 19:54

Foto: Blog do Carlos Britto

Os recentes números do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram Petrolina como o terceiro mais populoso município de Pernambuco – atrás apenas da capital, Recife, e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana – não são surpresa para o ex-vereador Ronaldo Cancão. Em entrevista a este Blog, Cancão afirmou que Petrolina “tem potencial” para crescer muito mais.

Munido de um um levantamento que fez das cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, o ex-vereador destacou o feito da Capital do São Francisco, que cravou um crescimento de 26% (ou 92 mil habitantes, entre o Censo 2010 e este último). Atrás de Petrolina está apenas Cascavel, no Paraná, com 348 mil habitantes, a qual teve um aumento de 21,62%. 

Isso significa que Petrolina é uma cidade de progressão futura e está no caminho do desenvolvimento”, ponderou. Para reforçar sua previsão, o ex-vereador citou o Produto Interno Bruto (PIB) de Petrolina, que está entre os 200 maiores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Segundo ele, a Capital do São Francisco ocupa a 174ª colocação. 

Tal desempenho, segundo Cancão, é traduzido por setores econômicos como o turismo, puxado principalmente pelos festejos juninos – uma tradição do município. Mas não só isso. O ex-vereador informou que, anualmente, Petrolina registra 5,1 mil pousos no Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, totalizando nesse período 340 mil passageiros. “A cidade recebe 1.200.000 turistas por ano, e não estou tratando apenas de um evento pontual, o São João, que virou um fenômeno nacional”, frisou.

Mobilidade

O ex-vereador afirmou que, atualmente, Petrolina dispõe de uma boa logística para receber turistas de todo o país. No entanto, ele acredita que o diferencial da cidade está num quesito que é pauta de qualquer administração no mundo inteiro: a mobilidade urbana. Conforme Cancão, o país tem hoje um ‘gargalo’ de R$ 294 bilhões, com uma projeção de melhorar a mobilidade por meio de mais metrôs e estações metroviárias para 2042. A capital, Recife, ganha apenas de Teresina (PI) em termos de investimento nesse setor – que tem Curitiba (PR) como uma grande referência.

Mas em pleno Sertão, os investimentos volumosos fizeram Petrolina avançar na mobilidade. Cancão destaca, inicialmente, o ex-prefeito Miguel Coelho, que juntamente com o então senador Fernando Bezerra e o deputado federal Fernando Filho, viabilizou grandes obras nessa área, depois de décadas de estagnação. 

Após Miguel deixar o cargo para disputar o Governo de Pernambuco, o vice Simão Durando – aliado de primeira hora do grupo – encarou o desafio de tocar as grandes obras do município. E, segundo Cancão, o atual prefeito vem conseguindo dar a resposta esperada pelos petrolinenses. “Nos últimos 36 meses, recebeu investimentos até 2023, na gestão do prefeito Simão Durando, da ordem de R$ 325 milhões. Uma malha viária urbana de 62 km toda duplicada. Petrolina, hoje, é um modelo de mobilidade urbana no Nordeste”, finalizou.

Cancão enaltece preparo de Simão em atrair grandes investimentos para Petrolina

  1. Maria disse:

    . Doido pra voltar a ser Vereador de novo!

  2. Saf disse:

    Cação tem mais é que bajular o prefeito e os FBC’s sempre viveu nas sombras do clã, desde de babá e caseiro da família. Continua nas tetas da prefeitura e com as mutretas de sempre. Tem mais é que babá o perfeito
    ..

  3. João José disse:

    Parabéns, Ronaldo, pela entrevista. Só retificando que Petrolina cresceu cerca de 31% de 2010 a 2012, sendo o 13° município do Brasil em valores absolutos.

  4. Defensor da liberdade disse:

    Atrair tanto dinheiro para fazer asfalto de farinha? E a duplicação da 428? Para quê tantos quebra molas, por que não construíram passarelas?

  5. Severino Alves da Silva Junior disse:

    Concordo, são investimentos na infraestrutura que favorecem a iniciativa privada investir pesado nos diversos setores econômicos na cidade. Petrolina está em outro nível desde quando Miguel assumiu a prefeitura, e agora o prefeito Simão dando continuidade e deixando sua marca cravada no executivo de Petrolina. Não percamos o ritmo. Parabéns Petrolina.

  6. Petrolinense disse:

    Babão

  7. Ricardo Souza disse:

    Cuidem dos desníveis entre asfalto e tampas de ferro colocados nas avenidas; estão virando abismos. Façam bem feito , não só pra maquiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários