Em contato com o Blog, o vereador e líder de oposição, Ronaldo Cancão (PSL), fez questão de esclarecer alguns pontos sobre o processo de transferência da gestão do Hospital de Urgências e Traumas (HUT), sacramentado na manhã de hoje (14) pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB).
Em primeiro lugar, Cancão justificou que não foi a transferência de gestão a qual não tinha tomado conhecimento, mas a doação do terreno onde está localizado o HUT, que é patrimônio do município, à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Cancão disse até que poderia ser favorável à iniciativa, desde que fosse debatida pela Casa Plínio Amorim por se tratar de assunto de interesse público. E isso não ocorreu.
Uma segunda questão que intriga o líder oposicionista é o porquê da prefeitura ter tirado a Fundação Estatal Municipal de Saúde (Femsaúde) para entregar a gestão à iniciativa privada – no caso, a Fundação de Saúde do Vale (Save), que tem como presidente o médico neurologista José Carlos Moura, e que já firmou contrato de apoio técnico com o município. Cancão gostaria de detalhes, inclusive, sobre como ocorreu a licitação. A Save cuidará da manutenção de programas de residência e internato dos estudantes no HUT.
E o IMIP é que? Uma instituição filantrópica? dos Figueiras de Recife?