Está dando o que falar o processo seletivo para pós-graduação em Língua Portuguesa, oferecido pelo campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina.
Os candidatos justificam que a instituição modificou o que dizia o edital quanto ao dia de realização da seleção, a qual estava marcada para o último domingo (13), às 14h. Mas para a surpresa dos 15 candidatos que compareceram ao local, o prédio estava fechado.
Alguns deles, em contato com o Blog, justificaram não ter sido informados previamente sobre qualquer mudança no processo seletivo e não pouparam críticas. “Pagamos o valor de R$ 80 para nos prestarmos a esse papel, no mínimo, constrangedor”, disse um dos candidatos.
Outro lado
A reportagem procurou a diretoria da UPE local, que rebateu as reclamações. Por telefone, uma servidora da universidade justificou que todas as informações pertinentes ao processo seletivo foram colocadas no site da instituição. “A UPE publicou o processo de seleção dos candidatos no seu site, no dia 1° de abril”, afirmou.
A UPE errou ao mudar a data de realização da prova, sem antes fazer a retificação no edital, que é o correto, em casos como esses. No site da instituição nada consta a respeito da alteração.
A organizadora da seleção deveria ter enviado por e-mail para os candidatos já inscritos, a mudança ocorrida. Não saiu nada como “retificação de edital”. É uma lástima acontecer algo assim… Mas, estamos no Brasil.