Conhecido pelo poder de articulação política, o governador Eduardo Campos (PSB) vai precisar de muito jogo de cintura para conter a sua base aliada na Assembleia Legislativa em relação às costuras em torno da chapa governista ao Senado.
Se não bastasse o duelo entre os petistas Humberto Costa e João Paulo por um dos espaços, a pré-candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), ganhou fôlego esta semana na Casa. Dos 35 parlamentares que compõem a bancada aliada, muitos não escondem a necessidade de uma coalizão de forças políticas que privilegiem a Região Metropolitana do Recife, por um lado, e o Sertão, do outro.
Líder do Partido Republicano (PR) na Assembleia, o deputado Henrique Queiroz é um dos mais entusiasmados: acredita que Bezerra Coelho “agrega” forças. “Ele congrega, estimula o eleitorado do Sertão, do Agreste, de todas as regiões, porque está seguindo o estilo do governador Nilo Coelho (gestor biônico entre 1967 e 1971 e tio de Bezerra, já falecido), industrializando Pernambuco de ponta a ponta”, ressaltou.
Apesar de deixar claro que a condução do processo é do Palácio – como admitiram todos os parlamentares entrevistados pelo JC –, as declarações de Henrique Queiroz alarmaram setores governistas que apoiam as pré-candidaturas de João Paulo, Humberto Costa e Armando Monteiro Neto (PTB). Queiroz é hoje o político com mais mandatos na Casa de Joaquim Nabuco – sete – e possui influência significativa nas regiões da Mata e do Agreste.
A possibilidade do secretário, em caso de não conseguir espaço na majoritária, disputar uma vaga na Assembleia estaria forçando parlamentares a admitirem o apoio a Bezerra Coelho. A eleição proporcional do secretário desestabilizaria as campanhas de candidatos à reeleição com votações majoritariamente concentradas no Sertão.
Outro “alerta” seria a possibilidade de Bezerra Coelho já entrar na Assembleia cacifado para presidir a Casa, fato que também acende o sinal amarelo em diversos gabinetes da instituição. Além de Henrique Queiroz, o “potencial majoritário” de Coelho foi ressaltado ontem por Ceça Ribeiro (PSB), Eriberto Medeiros (PTC), Geraldo Coelho (PTB) e Cleiton Collins (PSC). O deputado Ciro Coelho (PSB), primo do secretário, também já admitiu que entrou no PSB “por ter aderido ao grupo político de Fernando Bezerra Coelho”.
Na contrapartida, setores do PT e PTB admitem o incômodo. O argumento é o mesmo: não é “saudável” que um partido ocupe duas vagas na majoritária, já que Eduardo encabeçará a chapa da reeleição.
O deputado André Campos (PT), por exemplo, defende a escolha dos nomes de Armando e João Paulo. Apesar do senão, todos admitem que, se as condições à reeleição de Eduardo permanecerem boas, a centralização da escolha dos candidatos ao Senado torna-se um fato. “Deve haver um consenso em torno da decisão do governador”, pacificou Clodoaldo Magalhães (PTB).
SENADO 2010?
JOÃO PAULO PT e ARMANDO MONTEIRO NETO PTB.
PARABÉNS!!! FERNANDO, COM CERTEZA DEUS VAI LHE ABENÇOÁ., E COM A FORÇA DO POVO DO SERTÃO, VC VAI SER NOSSO SENADOR, PRA FORMA O QUARTETO DE FERRO, SE JUNTANDO COM SEU FILHO FERNANDO FILHO, EDUARDO CAMPOS E CIRO GOMES COM FÉ EM DEUS, CONTE COM O NOSSO TRABALHO…..ABRAÇOS ……
PETROLINA E A REGIÃO DO SERTÃO PERNAMBUCANO ENFIM VAI TER UMSENADOR ELEITO PELO POVO PERNAMBUCANO.
F
F orça
B atalha
C oragem
F B C SENADOR 2010 COM A MAIOR VOTAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO.
F arei
B astante
C ampanha
UM GRANDE ABRAÇO.
QTO AMOR CICERO MAS A REALIDADE DEVERA SER OUTRA
FBC é o CARA!
Se for para ajudar Petrolina e Região, pode contar com o meu voto; agora, se for agir como vem agindo, vou pensar duas vezes antes de decidir se voto ou não em FBC.
Continue se iludindo Petrolina.
kkkkkkkkkkk.
Pois bem! se for assim que o PSB entender,pode tocar o enterro,já não basta a candidatura de Ciro Gomes,que fica criando situações hipotéticas,as quais deixa Lula na chamada teoria dos jogos,como se estivesse numa partida de chadrez,ainda aguardando,alguém mexer numa das pedras para poder tomar a melhor decisão estratégica,onde o correto já seria,assim como foi feito no Recife,em 2008. O PSB,colocava João Paulo na vice,Armando Senador e outra vaga com ninguém segurará mesmo pode colocar para FBC,João Lira ou quem quizer meramente marcar posição INFELIZMENTE, o marco zero será de Pernambuco e do Brasil,será reeleito.
E em tudo por tudo se não quizerem o PT na chapa,do estado,nem apoiarem Dilma,Nós do PT podemos sair sozinhos,com João paulo Governador,que ganha seguramente num provável segundo turno,Lula elege Dilma mesmo num segundo turno e não será necessário ficarmos convivendo com esse tipo de aliança desleal,como essa que temos atualmente com o PSB,principalmente o do Sertão.
Não temos nada a temer,embora em nome da boa relação,de menos trabalho godtaríamos de não deixarmos fólego algum pra essa turma da direita,mais se a sede PESSOAL pelo o poder DE ALGUNS É INSACIÁVEL E O INTERESSE EMOCIONAL INCONTROLÁVEL. TOQUEM O ENTERRO NESSA LINHA QUE QUEREM……….
Pois bem! se for assim que o PSB entender,pode tocar o enterro,já não basta a candidatura de Ciro Gomes,que fica criando situações hipotéticas,as quais deixa Lula na chamada “TEORIA DOS JOGOS”,como se estivesse numa partida de chadrez,ainda aguardando,alguém mexer numa das pedras para poder tomar a melhor decisão estratégica,onde o correto já seria,assim como foi feito no Recife,em 2008. O PSB,colocava João Paulo na vice,Armando Senador e outra vaga como ninguém segurará mesmo, pode colocar para FBC,João Lira ou quem quizer meramente marcar posição,POIS INFELIZMENTE, o marco zero de Pernambuco e do Brasil,será reeleito.(OU POVINHO AINDA ELIENDADO)
E em tudo por tudo se não quizerem o PT na chapa,do estado,nem apoiarem Dilma,Nós do PT podemos sair sozinhos,com João paulo Governador,que ganha seguramente num provável segundo turno,Lula elege Dilma mesmo num segundo turno e não será necessário ficarmos convivendo com esse tipo de aliança desleal,como essa que temos atualmente com o PSB,principalmente o do Sertão.
Não temos nada a temer,embora em nome da boa relação,de menos trabalho gostaríamos de não deixarmos fólego algum pra essa turma da direita,mais se a sede PESSOAL pelo o poder DE ALGUNS É INSACIÁVEL E O INTERESSE EMOCIONAL INCONTROLÁVEL. TOQUEM O ENTERRO NESSA LINHA QUE QUEREM……….
PT SAUDAÇÕES.
Fernando Bezerra é competente politica e administrativamente. Falem o que quizerem, mas FBC é a grande novidade na politica dos grandes cacifes do Estado. Todos tremem na base com a possivel entrada deste sertanejo no cenário majoritário estadual. Pernambuco poderá estar inaugurando uma nova fase na sua história. Ninguém se engane. E é bom que os medíocres apaixonados e cegos comecem a se acostumar com a idéia de que o melhor para o Sertão será um governo com as costas para o Mar.
queiram considerar a expressão cegos como incessiveis politicamente, nada contra os deficientes de visão, cuja sencibilidade é bem mais aguçada e apurada.
Vao sonhando com FBC senador ,coitado , as duas vagas para o senador ja estao reservadas para Joao Paulo e Armando Monteiro, nao voto em FBC mais para nada , votei nele todas as vezes que foi candidato a prefeito , mas com o papelao que o mesmo fez ano passado traindo seu partido e ajudando este DR que esta ai a se eleger debaixo dos panos ,o resultado esta ai ,este é politico que esta pouco se lixando para a população é movido a interesses proprios.. Nao entendo por que o governador nao o exonerou no dia seguinte a eleiçao municipal??????????Ele pode candidato a governador mesmo sendo da nossa terra NAO voto , se nao tiver coisa melhor anulo o voto , E conheço outras pessoas que penso assim como eu.
É melhor ele sair candidato a vice de Eduardo Campos.
Desculpem-me! Foi muita falta de sensibilidade de minha parte. Não quis mas errei:
Fernando Bezerra é competente política e administrativamente. Falem o que quiseram, mas FBC é a grande novidade na política dos grandes cacifes do Estado. Todos tremem na base com a possível entrada deste sertanejo no cenário majoritário estadual. Pernambuco poderá estar inaugurando uma nova fase na sua história. Ninguém se engane. E é bom que os medíocres apaixonados e cegos comecem a se acostumar com a idéia de que o melhor para o Sertão será um governo com as costas para o Mar.
queiram considerar a expressão cegos como inssensiveis politicamente, nada contra os deficientes de visão, cuja sensibilidade é bem mais aguçada e apurada
O HOMEM E BOM O HOMEM E ESPETACULAR!