Candidaturas femininas crescem 56% em Pernambuco

por Carlos Britto // 26 de julho de 2012 às 18:32

Apesar das queixas dos dirigentes partidários, a pressão do Ministério Público Eleitoral deu resultados neste ano em relação às candidaturas femininas. Elas tiveram um acréscimo de 56% nos cargos proporcionais em relação às eleições de 2008. Ao todo, são 4.088 candidatas a vereadora em Pernambuco, em 2012 – exatamente 1.488 postulantes a mais que há quatro anos.

Apesar da evolução, em boa parte dos municípios pernambucanos os dirigentes ainda estão sendo obrigados a dar explicações e, principalmente, preencher as vagas destinadas para as mulheres. Proporcionalmente, apesar da evolução, no pleito atual ainda há bem menos mulheres do que o determinado por lei. Elas representam 26,9% das 15.158 candidaturas proporcionais, quando a exigência legal é de 30%. O Ministério Público quer que a distorção seja corrigida.

Sem a obrigação de atender proporcionalidades, a disparidade é maior em relação aos cargos majoritários. São 60 candidatas a prefeita na eleição deste ano contra 456 homens concorrendo para o mesmo cargo. Em relação a 2008, a evolução das candidaturas femininas para o cargo foi de apenas quatro, ou seja, 7%. Concorrendo para o cargo de vice-prefeita, a diferença é um pouquinho menor. São 105 mulheres contra 416 homens neste ano. (do Diário PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários