Após duas temporadas de muito sucesso, o “Canta Baixinho para Ouvir Melhor” estará de volta para mais uma série de shows. Idealizado pelo coletivo cultural ‘Indivíduo Coletivo’, o projeto possibilita ao público a apreciação de performances autorais de artistas regionais e vai abrir a sua terceira temporada neste sábado, às 20h, na sala 1 do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). Sob o pseudônimo Kuey & Godóia, as atrações da noite serão Odomaria Bandeira e Coelhão Assis (foto), com o show “Óbvio” (confiram o serviço do show no link).
O espetáculo vai trazer consigo um pouco da história cultural de Juazeiro nas canções de Coelhão Assis. No palco, o artista plástico, ator e compositor dividirá histórias e os vocais das canções com a professora e antropóloga Odomaria Bandeira. A apresentação ainda promete uma homenagem ao grupo Êxodus de Artes, movimento artístico-cultural que reuniu grandes artistas juazeirenses na década de 70.
Coelhão explica que o show é parte de um projeto que ele e Odomaria vêm desenvolvendo juntos há algum tempo. “A ideia do show surgiu de outra pesquisa que temos, ainda em desenvolvimento, sobre o repertório do grupo Êxodus de Artes, um coletivo do qual participamos. O grupo tem um repertório extenso, que pensamos em trazer mais adiante. Mas agora, no Canta Baixinho, iremos apresentar algumas músicas, como referência para o projeto futuro”, conta Coelhão.
Odomaria também revela um pouco do que o público vai conferir no show. “Junto com essa ideia do grupo Êxodus, veio a ideia de trazer a produção autoral de Coelhão na música. Sentimos que há uma forte relação sobre a formação que aquele coletivo significou para sua produção autoral. Esse show representa um momento de reencontro da gente com a arte, com a vida, com a pulsação da vida nesse cotidiano que a gente tem em Juazeiro hoje. Então, vamos fazer uma viagem temporal, vindo dos anos 70 para o ano de 2024“. (Texto: Eneida Trindade/para o Blog)