‘Caos’ provocado por Enem na Avenida Sete de Setembro leva líder comunitário a cobrar mais viadutos em Petrolina

por Carlos Britto // 27 de outubro de 2013 às 16:31

pedro-caldas1_640x360Um grande congestionamento de veículos registrado na avenida Sete de Setembro, uma das mais movimentadas de Petrolina, por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na manhã de ontem (26), levou novamente lideranças comunitárias da zona norte a pressionarem o poder público por providências.

É o caso de Pedro Caldas, presidente da associação de moradores da Vila Eulália e integrante do Conselho das Cidades do município (ConCidades). Em março deste ano, ele e demais líderes comunitários da área deflagraram uma campanha contra os sucessivos acidentes naquela avenida, que foi até batizada de “A BR da morte”.

Com mais este ‘caos’ de ontem no trânsito, Pedrinho – como é mais conhecido – volta a pedir a construção de viadutos na Sete de Setembro. E enviou seu desabafo ao Blog:

Há muito que venho clamando para que ações de ordens estruturadoras venham a ocorrer ao longo de toda a Avenida Sete de Setembro, pois o caos que tem se instalado nesta avenida proporciona irritação aos condutores de veículos, bem como aos pedestres que precisam usar a referida via.

Neste último sábado (26.10), por volta das 11h, ao se deslocar para realizar a prova do Enem 2013, na Escola Padre Manoel de Paiva Neto, no bairro Jardim Amazonas, o congestionamento foi intenso devido à insistência daqueles que comandam o trânsito da cidade em persistir com a sinalização das rotatórias com a placa de sinalização ‘PARE’, para quem está dentro da mesma. O congestionamento estava da rotatória da Gontijo até a Delegacia do Ouro preto.

Ocorre que na rotatória do cruzamento da Avenida Honorato Viana com a Sete de Setembro o trânsito ficou congestionado porque quem precisava retornar a esquerda, sentido Distrito Industrial ou Cohab VI, não conseguia devido ao grande fluxo de veículos que vinha no sentido Cohab Massangano via Centro. Por outro lado, quem precisava ir ao Jardim Amazonas (como era o meu caso) e quem precisava sair da Avenida dos Tropeiros, sentido Sete de Setembro, também ficou prejudicado.

É certo que o caos foi ocasionado pela realização do Enem, porém precisamos discutir a mobilidade urbana de forma séria. Pois é o anúncio da inviabilidade do trânsito nesta avenida, ainda mais com a construção do shopping às margens da referida avenida. Nunca é demais lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro diz que o trânsito seguro é um direito a todo condutor.

Contínuo clamando: Avenida Sete de Setembro, viadutos já…

Pedro Caldas/Presidente da Associação de Moradores da Vila Eulália e Membro do ConCidades Petrolina

‘Caos’ provocado por Enem na Avenida Sete de Setembro leva líder comunitário a cobrar mais viadutos em Petrolina

  1. Natan Valle disse:

    Pedro é aceitável as suas reividicações,mas nós moradores da vila eulália queremos além das ruas pavimentadas água nas torneiras amigo…

  2. Patrick disse:

    A Vila Eulália se equivocou em deixar a pessoa de Pedro Caldas ser líder comunitário, pois ele é militante político de um determinado grupo político e suas ações possuem intenção político partidária, em nada visa a melhoria do bairro. Gostaria que este senhor soubesse que neste bairro moram muitas pessoas, de diferentes ideologias políticas, e que necessitam do apoio dos órgãos públicos, não só municipal, como também estadual. Concordo quando ele diz que Petrolina precisa de mais viadutos, pois tivemos por vários anos no Governo Federal, 02 deputados federais e 01 Ministro de Estado, e eles não conseguiram viabilizar recursos para obras deste tipo..,

  3. Viuvinha da Prefeitura disse:

    Em nenhum lugar do Nordeste se constrói viadutos com verbas municipais, normalmente é de iniciativa do Governo do Estado. Lá em Recife o governo estadual está fazendo vários, já aqui não se ver nenhum interesse de Eduardo Campos em construir nada. Reconheço que é uma bela iniciativa cobrar a construção de viadutos, mas esse movimento precisa engrossar e ter apoio da Câmara Municipal, da Prefeitura Municipal, dos nos deputados, da imprensa regional, do ministério público e de toda a população petrolinense. Sem pressão e cobrança, nada sai.

  4. Luis Fernando disse:

    As rotatórias de Petrolina são um gargalo no trânsito porque, ao contrário da maioria das cidades em que quem está na rotatória tem a preferência, em Petrolina acontece o contrário. Quem está na rotatória nem sempre tem boa visão dos carros que estão vindo, então ou se arriscam ou esperam pelos carros que vem das vias. Basta ver a quantidade de acidentes nas rotatórias para perceber isso. Para justificar viadutos, o movimento de veículos teria que ser muito maior. Senão é muito dinheiro para pouco retorno.

  5. pedro caldas disse:

    RESPOSTA A PATRICK:
    Meu amigo Patrick não sei se você mora no bairro porque nunca lhe ví em reunião da associação, porem observe:
    1 – Desde os meus 8 anos de idade 1978, que participo da politica quando fui eleito representante da sala de aula ” Aluno Colaborador” e depois foi assim nos Gremios Livres Estudantis do Paul Harris e da EMAAF e depois na UPE/FFPP no C.A de História.
    2 – Não recebemos ações porque o prefeito que aí está é incompetente e enganou a nós moradores quando em 2009 nos ouviu no Prefeitura Participativa e decidimos por pavimentação de 02 avenidas e 03 ruas e ele em 4 anos não executou.
    3 – Tenho orgulho de ser presidente do bairro que eu moro pois tenho defendidos as ações para ele seja na rádio, blogs, câmara de vereadores, audiencias pública ou junto ao governador quando entrego oficio pessoalmente a ele.
    4 – Moro na Rua 11 nº 50 e quando você tiver um tempo passe lá e verás a quantidade de oficios cobrando ações do executivo para a vila eulália.
    5 – O acesso do bairro provocamos os deputados Gonzaga Patriota e Fernando Filho e obtivemos a resposta da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades dizendo que tem recursos o que não se tem lá é o projeto do municipio para construção do acesso e de viadutos.
    6 – Se hoje temos um saneamento é porque em 2006 quando fui gerente de orçamento e contratos do municipio ao ver que a Vila Eulália não estava inclusa no projeto de saneamento que seria enviado ao Ministério das Cidades eu pedí ao prefeito Fernando Bezerra e ele de pronto mandor Dr. Rubem Franca incluir a Vila Eulália. Em 2008 Odacy assinou a Ordem de Serviços quando Pantaleão era o presidente do bairro.
    7 – Espero que você possa usar os microfones das rádios ou os blogs da cidade ou quem sabe cobrar do representante que você elegeu como vereador ou prefeito para fazer as obras que a Vila Eulália precisa.

    um forte abraço estou fazendo a minha parte…

    1. FALA SERIO disse:

      Esse showzinho é para dizer que você é candidato a Deputado, bagunça maior quem fez foi você, pois todo mundo agoniado com o transito, com medo de não dar tempo para chegar aos locais de provas

  6. TONY disse:

    NECESSITAMOS DE VÁRIOS VIADUTOS DE RETORNOS NA NOSSA CIDADE É CASO SERIO NÃO DEVEMOS LEVAR EM CONTA ENEM SÃO TODOS OS DIAS DA SEMANA ENGARRAFAMENTOS NOS RETORNOS DA AV SETE SETEMBRO E BR 407 TANTO O DA ITAPEMIRIM QUANTO O DO ASA BRANCA.
    QUANDO CONSTRUÍREM O NOVO SHOPPING NA AV SETE DE SETEMBRO COMO VAI SER O RETORNO A BARI(AV NILO COELHO) SERA QUE OS POLÍTICOS VÃO ESPERAR ACONTECER MAIS ACIDENTES OU MORTES???????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Professora Mary Belgium , a mãe dos estudantes de Petrolina.