O Hospital Dom Malan (HDM/Ismep), em Petrolina, abriu nesta terça-feira (22) as inscrições para seleção de cães destinados à cinoterapia (terapia com cachorros, também conhecida como ‘cãoterapia’). O prazo vai até o dia 28 de agosto.
Os donos de cães que desejem colocar seus animais para participar do projeto de forma voluntária devem obedecer alguns critérios.
Primeira fase
O processo segue várias etapas. Para seleção de cães na primeira fase, serão observados pelo adestrador Luiz Netto Junior o comportamento dos animais com outros animais e com as pessoas, por se tratar de um trabalho em ambiente hospitalar. “Vários fatores são relevantes no processo seletivo dos cães, como por exemplo, idade máxima de 2 anos, quanto mais novo melhor, propensão genética, aptidão para o trabalho, porte e facilidade de manejo, tolerância a toques, socialização e ambientação”, destaca o adestrador.
Saúde dos cães
Os proprietários devem saber das recomendações de serem castrados na idade indicada pelo profissional de saúde animal, bem como um atestado de saúde, alimentação super premium, carteira de vacinação em dia e um hemograma a cada três meses para a permanência dos animais selecionados ao treinamento.
Na residência do cão também há regras a serem cumpridas, onde o proprietário se responsabiliza a seguir as recomendações dos treinadores. Este também é um fator de desligamento do animal da cinoterapia, caso não sejam seguidas. “É um projeto muito bonito e muito sério porque é no ambiente hospitalar. Participar da seleção não garante que o animal estará no projeto, porque ele será, primeiro, muito bem avaliado. É importante frisar, que em qualquer fase, o cão pode ser desligado por fatores que venham do animal, do ambiente em que vive ou mesmo dos proprietários”, ressalta Netto Júnior, parceiro do Instituto Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), que administra o HDM.
Inscrições
As inscrições serão feitas somente pela internet, no link http://netto.samsystem.app.br/, até o dia 28 de agosto. Qualquer dúvida, o contato para mais informações sobre a seleção dos animais é o (74) 9 9199-3850, diretamente com o adestrador.