Bombeiros, apicultores e agentes ambientais em Juazeiro serão capacitados para aperfeiçoarem as técnicas em captura e remoção de abelhas na zona urbana da cidade.
A capacitação acontecerá no dia 31 de outubro, no auditório Antonio Carlos Magalhães da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), das 9h às 17h.
A ideia é direcionar as demandas que o 9º Grupamento de Bombeiros Militar recebe diariamente da população para os órgãos ambientais, associações de apicultores e assim garantir a proteção da população e preservação das espécies.
Durante o período de estiagem e em áreas desmatadas, as abelhas perdem seu habitat e migram para a área urbana em busca de locais apropriados para se instalarem. Os locais mais comuns são telhados, móveis velhos abandonados, jardins, caixas de inspeção, entre outros. Na tentativa de afastar o enxame, as pessoas atiram objetos nas abelhas, deixando-as mais agressivas e aumentando os ataques dos insetos. Isso acontece por falta de informação e orientação adequada dos órgãos ambientais. (Foto/reprodução)