Realizada entre os dias 27 e 31 de julho, a Caprishow 2021 foi encerrada mais uma vez superando expectativas, sobretudo pelo formato inédito adotado neste ano. O maior evento da caprinovinocultura do Nordeste contou com a tecnologia para a realização de palestras, julgamentos e o 1º Leilão Virtual de Caprinos e Ovinos, que sozinho movimentou mais de R$136 mil em negócios.
O leilão contou com a exposição de 33 animais de raças famosas, como o Berganês – ovino de grande porte desenvolvido pelos criadores dormentenses. “Compradores de todos os cantos do país estavam de olho em Dormentes. Nosso leilão teve lotes bem disputados e vendas para sete estados do nordeste e sudeste”, comemorou o coordenador, José Lucas.
Dono do maior rebanho de ovinos de Pernambuco e o 5º maior do país, Dormentes é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos seus animais. “A gente não tem só quantidade, nós temos qualidade. Sabe por quê? Porque nós temos homens e mulheres que trabalham o ano todo na labuta diária, vencendo as adversidades climáticas, a pandemia, inflação, mas não desistem da luta“, destacou a prefeita, Josimara Cavalcanti.
A programação 100% online da Caprishow 2021 foi acompanhada não só no Brasil, mas também em outros cinco países. Durante a programação a plataforma, desenvolvida especialmente para o evento, registrou picos de mais de 2.500 acessos simultâneos.
Importância
Presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho visitou o município no sábado (31/07) e defendeu mais incentivo à atividade econômica. O Brasil está em 22º lugar na criação de caprinos e 18º de ovinos do mundo, com cerca de 4 milhões de cabeças no total. De acordo com Guilherme, 95% de toda criação do país está concentrada no Nordeste.
“Dormentes e Afrânio, que são os maiores produtores do Sertão, têm um potencial enorme. Acredito que seria de grande valia que os órgãos públicos investissem no envio de criadores locais para um intercâmbio de informações in loco com a China, que é o 1º lugar na criação dos caprinos e ovinos do mundo. Proposta que vou apresentar e correr atrás para que seja executada“, defendeu o presidente da Abrafrutas. “Sou um grande apreciador da manta caprina e da atividade pecuária desenvolvida com excelência por esses criadores, mas não posso deixar de lembrar que a fruticultura, mola econômica do Vale do São Francisco, depende também da caprinovinocultura, por causa da matéria orgânica produzida e utilizada para adubar nosso solo“, afirmou.
Não sei o que vai ser desse pessoal que ficam comprando terrenos perto da BR para construir suas chácaras se…