As cidades de Salgueiro e Orocó, no Sertão pernambucano, serão palco da Caravana das Juventudes nos dias 28, 29 e 30 de maio. A iniciativa, promovida pelas Secretarias da Criança e Juventude (SCJ) e Defesa Social (SDS) de Pernambuco, tem como objetivo fortalecer os municípios e suas Casas das Juventudes, além de focar na emissão de documentos para jovens de 15 a 29 anos. Serão disponibilizadas primeiras vias de RGs, certidões de nascimento e casamento, e CPF.
O público-alvo das ações são os povos tradicionais. Em Salgueiro, no dia 28, a ação será destinada à juventude indígena na Aldeia Poço da Pedra, sede da Associação Indígena dos Produtores Agrícolas do Poço da Pedra (AIPAPP). Já no dia 29, a atividade será voltada para os jovens do Quilombo Conceição das Crioulas, sede da Associação de Quebradeiras de Coco de Conceição das Crioulas (AQCCC).
Em Orocó, a Caravana da Juventude acontecerá no dia 30, no FUNPREOR (Fundo Previdenciário do Município de Orocó), localizado na rua Agamenon Magalhães, no Centro da cidade. “A atualização e universalização de acesso à documentação básica é uma das prioridades da nossa gestão. A partir da posse desses documentos, os jovens podem ter acesso a importantes políticas públicas”, explica o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.
“Em mais uma ação integrada, estamos levando acesso à documentação para os jovens, facilitando o ingresso em cursos, estágios e demais oportunidades de trabalho e emprego”, acrescenta o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, Flávio Queiroz. Desde o seu início, no último mês de abril, mais de 500 jovens já foram beneficiados com a ação, que passou pelas cidades de Paudalho, Lagoa do Carro e Feira Nova.