Caravana “Pé na Estrada” da UEP discute na Facape papel de universidade para desenvolvimento do estado

por Carlos Britto // 24 de abril de 2012 às 18:32

A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) Cândido Pinto deu início à “Caravana Pé na Estrada” pela Educação, visando ampliar a discussão sobre a importância da universidade para o desenvolvimento do estado.

Autoridades da área educacional e de outros setores da sociedade participaram do primeiro debate, realizado hoje (24) pela manhã na Facape. Na pauta, as possibilidades do ensino superior para se inserir nas novas demandas e exigências do mercado de trabalho foi um dos itens.

O objetivo maior é colocar em primeira ordem a formação de recursos humanos em Pernambuco, para que o desenvolvimento do estado possa cumprir o seu papel social, buscando a melhoria da qualidade de vida da população, através da difusão do conhecimento científico.

“Queremos ouvir os estudantes do litoral ao sertão sobre os temas levantados, as suas perspectivas e dificuldades diárias e integrar a pauta às lutas do movimento estudantil nacional, como o abaixo-assinado por mais financiamento com 50 % do Fundo Social do Pré-Sal e 10% do PIB para a Educação e, no âmbito estadual, pela sede própria e autonomia administrativa do campus da UPE em Caruaru, e até campanhas de incentivo à doação de sangue e medula óssea e a valorização da nossa cultura”, explica o presidente da UEP, Thauan Fernandes.

Nas universidades voltadas para os cursos de engenharia e arquitetura, a discussão será a mobilidade urbana. Já na UPE, será debatida a criação do Plano Estadual de Assistência Estudantil. Nas faculdades privadas, a pauta prevê a regulamentação do ensino privado e a reforma universitária; nas autarquias, a implementação do Programa Universidade para Todos (PROUPE); na área da comunicação, a democratização da informação e, quanto à saúde, o papel do SUS para os brasileiros será o tema em discussão na Faculdade Pernambucana de Saúde.

Além dos debates, a caravana também contará com atividades culturais, festivais, peças de teatro e shows, produzidos pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O encontro será retomado agora à noite na Facape. Daqui a caravana seguirá para Arcoverde, também no sertão, e depois retorna à Região Metropolitana do Recife, onde haverá um show de encerramento.  (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários