A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve, ontem (1), um caminhão que transportava 69,5 toneladas de milho com excesso de peso. O flagrante ocorreu na BR-104, no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.
Durante uma fiscalização, um caminhão de carga que transportava grãos de milho foi abordado. No decorrer da vistoria, a equipe identificou algumas divergências na nota fiscal, no qual o produto tinha como destino a cidade de Itabaiana, em Sergipe. Inicialmente, o motorista apresentou uma nota fiscal de 50 toneladas, mas posteriormente a equipe descobriu outra nota de 19,5 toneladas.
O condutor alegou ter levado a carga para o município de Pesqueira (PE), também no Agreste, porém o milho havia sido recusado. O caminhão também estava em desacordo com o peso bruto total combinado, com 21 toneladas em excesso, além da rota estar em desacordo com a documentação apresentada.
O veículo foi recolhido ao pátio, para realizar o transbordo da mercadoria excedente e ficar às disposição da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE). Essa prática coloca em risco a segurança no trânsito devido ao comprometimento da suspensão e sistema de freios, além de aumentar o desgaste do asfalto.