Policiais rodoviários federais realizaram a apreensão de uma carga de madeira beneficiada que estava sendo transportada de forma irregular na tarde desta quinta-feira (3). O crime ambiental foi identificado durante fiscalização em trecho do município de Senhor do Bonfim (BA), localizado no Km 117 da BR-407.
Por volta das 14h a equipe da PRF abordou um caminhão Volvo, placa NH1-2380. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e toda a documentação necessária para transporte de produtos de origem florestal.
Após as averiguações necessárias nos sistemas informatizados e cubagem da carga, foram detectadas peças de espécies não declaradas nos documentos apresentados. Dada às circunstâncias, o vendedor, o transportador e o condutor foram enquadrados no Artigo 46 da Lei nº 9.605/98 de crimes ambientais.
Considerando o ocorrido, o condutor do caminhão assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeu a comparecer perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas com base na Lei de Crimes Ambientais e mais as infrações administrativas.