O Carnaval de Juazeiro (Carnajuá) já começa nesta sexta-feira (15), e as ruas e avenidas estão decoradas numa homenagem às mulheres – uma novidade deste ano. A folia, realizada pela prefeitura, vai até domingo (17) e conta com três polos: Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana/Orla I), João Gilberto (Orla II) e Luiz Galvão (Rua da 28).
O Polo Ivete Sangalo conta com atrações como Léo Santana, Luiz Caldas, Psirico, Cheiro de Amor e Denny. Também haverá desfile de escolas de samba e blocos alternativos. “Serão grandes atrações animando os foliões na avenida. Tudo preparado com muito cuidado. Começamos na sexta às 20h. No sábado teremos blocos saindo a partir das 16h. Tem muita coisa boa para curtir, basta se programar“, afirma o coordenador do Carnajuá, Samuel Morais.
Já no Polo João Gilberto, quem vai animar os foliões é André Mendes, Oz Bambaz, Devinho Novais, Aviões, Lenno, Duas Medidas, Guig Gheto, Tayrone, Mambolada, Jonas Esticado, Flávio Leandro e Harmonia do Samba.
De acordo com o coordenador, um polo sempre esperado é o Luiz Galvão. “Todo ano há uma expectativa pelo palco da Rua da 28 e este ano teremos sábado e domingo. No sábado se apresentam as bandas da região Lyra, Dubaia e Secabudega. Heresias Gomes finaliza a noite com um super show de reggae. Nos intervalos, a orquestra Sapupara anima os foliões. No domingo começamos às 18h com atração infantil, Gatos Multicores, Banda Mirage, Bailinho de Quinta, Retrofoguetes e Orquestra Pedro Biloto nos intervalos“, explica Samuel.
Em relação à homenagem às mulheres, nos postes da Avenida Adolfo Viana (Polo Ivete) estão colocados quadros com nomes de mulheres que são referência na cidade como Margarida Benevides, Sibelle Fonseca e Maria Franca Pires.
Ideia
De acordo com a coordenação do Carnaval, a ideia surgiu por conta do momento em que o país vive, em meio a inúmeros casos de violência de gênero. “Aqui na região tem um alto índice de violência contra a mulher e isso assusta. A mulher precisa ser valorizada, cuidada, protegida e essa é uma boa oportunidade para mandarmos essa mensagem. Sabemos que há centenas de mulheres incríveis em Juazeiro e todas merecem ser homenageadas. As que estão em evidência na decoração representam todas as outras. Lembrando que também teremos nosso Bloco Respeita As Mina, animado por Andrezza Santos”, ressalta Samuel. Em outras edições o Carnajuá já homenageou as pessoas que trabalham no carnaval, assim como aos artistas Ivete Sangalo, Manuca Almeida, João Gilberto e Luiz Galvão. Com informações da assessoria da PMJ.
O carnaval de juazeiro reflete a falta de organização histórica que a cidade apresenta. Falta de saneamento, segurança, transporte público, de planejamento para a cidade. Viva o pão e circo! Vamos pular e brincar no bloco da muriçoca! Porque muriçoca tem bastante!