O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), confirma as expectativas de fazer a cada ano um carnaval mais integrado e forte. Em 2010, mais duas cidades completam a lista de 16 municípios participantes da celebração. Águas Belas e Catende juntam-se a Petrolina, Belém de São Francisco, Salgueiro, Triunfo, Pesqueira, Nazaré da Mata, Paudalho, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Goiana, Itamaracá, Ipojuca, Recife e Olinda.
A proposta estadual é consolidar o carnaval da diversidade cultural estimulando a conexão entre grupos e tradições de todas as regiões pernambucanas. Estão programadas apresentações musicais e cortejos de grupos de cultura popular de todo o Estado.
Durante os quatro dias do reinado de momo, os pólos carnavalescos receberão caboclinhos, maracatus nação e rural, cavalos-marinhos, cocos de roda e umbigada, além de blocos carnavalescos com papangus, caiporas, caretas, alegorias, bicharadas e blocos líricos. Na semana pré-carnavalesca, Recife e Olinda lideram as festividades. Olinda receberá shows gratuitos no Fortim do Queijo e Recife receberá dezenas de agremiações pernambucanas, no centro histórico.
Então, mais dinheiro para uma cidade que não tem um pingo de tradição de carnaval. E segue a vida.
Cavalo-Marinho, Umbigada, Papangus…? Do jeito que vai, vou cair fora de Petrolina durante o Carnaval, vou lá pra minha chácara com meus amigos, levar umas gatas e fazer meu próprio carnaval!
Impor cultura de Recife é anti-democrático.
Tô fora!
O GOVERNO DO ESTADO NOVAMENTE ESQUECENDO CABROBÓ.
CABROBÓ TEM TRADIÇÃO DE CARNAVAL.
A proposta é valorizar a cultura pernambucana, o texto foi bem claro. Quem não valoriza a cultura do seu estado tem mesmo é que se isolar numa roça ou “chácara” e passar o carnaval ouvindo axé.
Naõ acho que é impor cultura de Recife!
A cultura é do Estado de Pernambuco gente!!!
Isso é preconceito sem necessidade, pois Petrolina é uma cidade progressista, conhecida no Brasil todo é quiçá no exterior.
Onde ja se viu falar isso de “impor cultura de Recife e que é anti-democrático….”
Nós todos pernambucanos somos um povo só e Recife como capital tem mais que se sobressair…
Esse comentário foi muito infeliz.. me descupe.
Tô dentro de tudo, que seja pra engradecer nosso Estado.
Vamos nessa genteeeeeeeeeeee!!!! Não deixa nossa estrela perder o brilho!!!
Não concordo com o “palpite” do seu Armando. Tá parecendo mais alguém que tem muita inveja de Petrolina, e que é contra qualquer progresso de nossa cidade. O comentário do mesmo soa como desdém com Petrolina. Se não gosta daqui, vá embora, ninguém é obrigado a morar em Petrolina.
Papangus é de bezerro meu caro…
Na chácara seria melhor dizer: ´´ Fazer meu próprio bacanal´´ !!!
Muito bom, mas eu ja faço isso ao longo do ano…
particulamente, também não gosto do carnaval de petrolina, mas a colocação de “impor a cultuta de recife” seria antidemocrático se fosse em juazeiro (bahia) , mas em petrolina é absolutamente normal, mas vale salientar que forçar os petrolinenses a so ouvir a cultura pernambucana em uma cidade que faz fronteira e absorve tão fortemente a cultura baiana como ´juazeiro é não cai bem , mesmo porque em juazeiro se toca frevo também no carnaval
Caro Carlos Britto,
Esqueceram de falar em Trindade na região do Araripe.
Temos aqui em nossa cidade, talvez o melhor carnaval do araripe.
Venham conhecer e cair na folia. Temos desfiles de escolas de samba com carros alegóricos e blocos, além de shows com bandas
de axé. VCenham!!!!!!!!!
quem disse que a cultura de maracatus papangus frevo eh pernambucana, eh cultura de recife mesmo
voces acham que eh normal a capital impor sua cultura
concordo nao, tambem acho que impor cultura de outra cidade nao eh democratico
cada pessoa, cada cidade tem que ter a liberdade, nao um paizao pra dizer o que ele deve escutar
nao gosto de frevo, gosto de pagodao e forró
respeitem minha opniao
parabens ao blog, essa discursao vai render muito
quem disse que a cultura de maracatus papangus frevo eh pernambucana, eh cultura de recife mesmo
voces acham que eh normal a capital impor sua cultura
concordo nao, tambem acho que impor cultura de outra cidade nao eh democratico
cada pessoa, cada cidade tem que ter a liberdade, nao um paizao pra dizer o que ele deve escutar
nao gosto de frevo, gosto de pagodao e forró
respeitem minha opiniao
parabens ao blog, essa discursao vai render muito
SEU ARMANDO, A CIDADE PODE NÃO TER TRADIÇÃO, MAIS TEM VOTOS, MAIS TEM 300.000 HABITANTES, E SUA CIDADEZINHA TEM QUANTOS? 500?
TAMBÉM NÃO CONCORDO QUE SOMOS OBRIGADOS A AMAR PERNAMBUCO, A TORCER PELO SPORT, A GOSTAR DE FREVO.
EU GOSTO DE PETROLINA, VAQUEJADA, FORRÓ, TORÇO PELO MENGÃO, E NÃO É DA CONTA DE NINGUÉM.
Meus caros chorões, eu sou de Petrolina. Só que conheço a realidade. Aqui não tem tradição de carnaval e pronto. é igualzinha a tantas cidades por aí. Torço pelo bem da cidade e pago meus impostos direitinho. Mas não tenho medo de dizer a verdade. Aqui tem um pingo de gente que brinca carnaval e não tem nenhuma tradição. É como eu falei, se querem mandar dinheiro que mandem. mas mandem também paras as outras cidades.
A cultura não é de Recife, é do estado do Pernambuco!
Mas é mais forte nas cidades próximas a capital… o que é uma pena!
Petrolina acordou para o carnaval muito tarde. Quem pode (R$$$) sempre se organiza para passar carnaval fora. Mas antes tarde do que nunca.
Não é impor o carnaval, mas se a cultura do carnaval é frevo, papangus e umbigadas tem mais é que mostrar para a população este carnaval mesmo. Não tem porque o estado trazer para cá carnaval da bahia. Quem quer música baiana que atravesse a ponte e vá curtir o carnaval lá.
Ou se isole em uma chácara, ou vá para a lua, sei lá! Lugar é o que não falta! E cada um brinca o carnaval do jeito que quer! Só acho bem ridículo uns virem aqui dizer que é ridículo o governo do estado realizar um carnaval típico aqui. Só vocês mesmo para acharem que o governo vai bancar nosso carnaval trazendo para cá bandas de axé. Então tragam a bateria da Mangueira também!
Seria bastante importante a prefeitura fazer uma enquete e perguntar se a população de petrolina concorda com essa imposição de so tocar frevo no carnaval de petrolina, ai eu queria ver o resultado.
Eu quero frevo, BEM LONGE DE PETROLINA.
O ano passado com esse frevinho só deu uns gatos pingados, FOI O MAIOR FRACASSO O CARNAVAL DE RECIFE EM PETRÓ.
Não adianta impor o que o povo não quer.
O Estado deveria repassar a verba para a Prefeitura de Petrolina organizar o carnaval livremente, E NÃO IMPONDO a contratação da “CRASSE” artística de Recife.
Desse jeito o dinheiro vem e volta pra Recife.
Carnaval de Petrolina à moda recifense. TÔ FORA!
se o estado quer um carnaval com diversidade, deveria englobar alem de frevo, maracatus, incluir também o que o povo gosta, axé, pagodão, seria mais democrática e nao pareceria imposição, além do mais seria melhor a prefeitura ficar com o dinheiro e organizar, e nao o estado, pois a prefeitura é que sabe os anseios do seu povo e nao o governador que está muito longe de petrolina.
Que pena!!! vamos ser obrigados a escutar frevo, maracatu, caboclinho e essas outras músicas que só tocam o sentimento dos recifenses. Mais uma vez, teremos um grupo de 100 testemunhas aproveitando o carnaval de Petrolina, e outras tantas viajando para Senhor do Bonfim, Salvador etc… depois que Petrolina passou a ser aculturizada por Recife, o carnaval daqui transformou-se em festa popular para grego ver. Se Geraldo Azevedo vier, irei nesse dia, do contrário vou ficar em casa na internet.
Armando… certamente você não conheceu Petrolina nos anos 80 e meados de 90, quando o carnaval era na Dom Vital. Começava às 18 horas e terminava às 6 da manhã sem nenhum folião arredar o pé. Hoje, depois dessa recifencialização do nosso carnaval é que ficou uma porcaria.
Eu lembro Fernando. Banda Mirage, Banda Elite, Banda Astral, muito “massa”, e eram bandas da região. Aquele tempo éramos felizes e não sabíamos.
Agora é frevo, cavalo, boi, bicharada, turma do fomfom, chapéu de palha.
É de lascar.
Saudade de Geraldo Mojoab (Movimento Jovem da Areia Branca).
Fora essa cultura de Recife.
Queremos ter a nossa cara, e não sermos CÓPIA, XÉROX DE RECIFE.
Caboclinhos, maracatus nação e rural, cavalos-marinhos, cocos de roda e umbigada
Parece macumbA!
So LIXO MAde In Ricifi
O problema é que os petrolinenses querem viver uma cultura baiana [ruim por natureza, diga-se de passagem] que não existe aqui! O carnaval de Recife é o melhor do mundo…é o mais democrático, é carnaval de rua, é cultura raiz…não é à toa que se canta “dizendo bem que o Recife tem o carnaval melhor do meu Brasil!”!! Agora quem não quiser brincar aqui..pode se contentar em ficar isolado ouvindo o lixo musical baiano ou então pagar milhares em um abadá pra brincar o carnaval em um espaço limitado por uma corda! Eu quero brincar e poder chegar na quarta-feira de cinzas cantando…”Oh Quarta Feira ingrata, chega tão depressa só pra contrariar…quém é de fato um bom pernambucano espera um ano e se mete na brincadeira. Esquece tudo, quando cai no frevo…e no melhor da festa chega a quarta-feira..”
“Eu lembro Fernando. Banda Mirage, Banda Elite, Banda Astral, muito “massa”, e eram bandas da região. Aquele tempo éramos felizes e não sabíamos.”…só tem coisa boa, hein? Banda Astral cantando “o sapo faz, faz…” é um espetáculo de cultura! ¬¬
Banda Astral cantando “o sapo faz, faz, faz… pulando vai, vai vai” é um espetáculo cultural???
Hahahahahahahaha
FECHOU PEDRO!
A piada da noite!
Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Só falta você dizer que a música do “todo enfiado” irá concorrer ao Grammy como melhor música.
Tsc, tsc…
Por isso eu concordo quando falam que “gosto não se discute”.
qdo se fala que a música baiana é uma porcaria, estão sendo injustos ,pq quem fala isso se esquece de caetano , moraes moreira, gil, chiclete, olodum ( e eu so estou falando de quem faz carnaval) tem muita coisa ruim , mas tb tem muita gente boa, só que carnaval não é um evento pra se apreciar qualidade musical, vc não vai pra rua pra observar a letra das musicas, pelo amor de Deus, vamos discutir se é isso q a população de petrolina quer no seu carnaval. torno a repetir q a solução é usar a internet e fazer uma enquete sobre o q a população aprova.
Beatriz….o problema em ser irônico, é que tem gente feito tu que não entende os nossos comentários! Falei da Banda Astral cantado o “Sapo” e me referindo como um espetáculo de cultura por causa do comentário do Petrolinense Nato. É bom dar uma lida nos comentários anteriores antes de fazer o seu…dessa forma, a gente evita comentários injustos e desnecessários, né? :)
Prezados Recifenses,
Como PETROLENSE NATO, lembro muito bem até mesmo quando FBC foi prefeito pela primeira vez e contratou a banda elite por 5 dias, naquela época da Av. Souza Filho ficava lotada e vários ônibus da JOALINA lotados levando a população para os bairros a madrugada toda! Agora querer empurrar guela abaixo cultura que não é a nossa vai ser outro fiasco! Petrolina tem sua cultura, nossa cidade é essa maravilha pois esta próxima da Bahia e Piaui e é essa diversidade que faz Petrolina crescer, falar de frevo e maracatu no carnaval de Petrolina é absurdo! Tragam nosso caranval de volta! Respeitem nossas as tradições originalmente petrolinenses!!!! Nós tinhamos carnaval!
Quais são as tradições originalmente petrolinenses Jerônimo? Banda Astral e Banda Elite? E desde quando Pernambuco lançou axé music Brasil adentro? Petrolina sempre teve frevo, marchinha e gente para viver e apreciar essa cultura. E por sinal…Banda Astral, Banda Elite, Psirico e outras “porcarias do samba”, nem a Bahia mais quer no carnaval dela!
Prezado Pedro,
Assim como Petrolina é de todos nós, onde tem gente de todos os cantos, encantos e axé, devemos respeitar essa diversidade! Se voce Pedro é petrolienense nato, da gema mesmo, do carnaval na avenida Souza Filho, do tempo que o carnaval daqui tinha 2 trios eletricos, onde o trio fazia o arrastão vindo da Avenida da Integração até o centro, passando pela Av. Guararapes, com certeza lembrará que esse carnaval na praça da 21, onde meia duzia de forasteiros jogam dinheiro fora empurrando frevo sem graça e com um pingado de gente é coisa nova pra petrolinense, é ensinar tupi para europeu, é uma invasão como no filme Avatar! Se os novos recifenses que aqui chegaram querem o frevo pra matar a saudade de Recife que ele seja tocado, mas vamos deixar bem claro que o carnaval de Petrolina não é essa coisinha de frevo sem graça, com musicas que só ouvimos durante esses dias de momo e damos graças a Deus quando acaba! O carnaval é do povo, estamos no Vale do São Francisco, onde Bahia e Pernambuco na sua diversidade contagia a todos que aqui passam e formam uma só região, todos aqui nascidos tem essa influencia e não deve ser negada, desde o inicio que Petrolina já era passagem pra Juazeiro, e se a festa é para os petrolinenses nossa opinião deveria ser ao menos respeitada! E o nosso carnaval voltar ao que era antes com a Participação popular! Afinal o carnaval é pro povo!!! Naõ adianta se enganar! Não aceitaremos isso nunca!
A comissão Organizadora do São João de Senhor do Bonfim já iniciou as contratações das principais atrações para a festa de 2010. Esse ano o São João acontecerá no período de 22 a 27 de Junho, e a comissão organizadora já confirmou as presenças de Calcinha Preta, Flavio José, Alcimar Monteiro, Adelmario Coelho e possivelmente Aviões do Forró e gilberto gil dia 23 sem falr no sfrega asa avioes chandy.SENHOOR DO BONFIM CAPIRTAL BAHIANA DO FORRO..
Durante a posse de outros prefeitos, Petrolina era vista como destaque não só nos carnanais como nas festas juninas. Logo, com a posse do prefeito atual o conceito em festas caiu e muito. Já basta o Carnanval e o São João do Ano passado.
Prefeito, o povo gosta é de folia, festa e não de ficar escultando “batuques” apesar de ser esse o ritmo da nossa cultura, que por sinal é muito rica. Petrolina é uma cidade formada por muitos jovens, isso não quer dizer que não devemos escultar, dançar frevo, etc. É até interessante a tentativa de inserir o estilo dos “antigos carnavais” na nossa região, mas não cola!
Já que o carnaval é para o povo, que seja feito de uma maneira que agrade o POVO (em geral)! E que tenha Participação popular de verdade e não tipo a do ano passado onde foi investido em um carnaval que atraiu pouquissimas pessoas!!! ( Para nossa região, isso é perda de dinheiro, turismo e tempo. Porque seria uma forma de disputar o carnaval com a capital que já é um grande destaque).
NÃO SOU PERNAMBUCANA MAS TIVE MINHA INFÂNCIA EM SALGUEIRO ,Q/ P/ MIM É A MELHOR CIDADE DE PERNAMBUCO. LÁ TODOS RESPEITAM A DIVERSIDADE CULTURAL DE CADA ESTADO, ABRAÇAM TODOS OS RITMOS E CANÇÕES, MAS APLAUDEM E VALORIZAM O SUA CULTURA, NO MÊS DO SÃO JOÃO E NO CARNAVAL TB. E NOSSA CULTURA CARNAVALESCA É O “FREVO”,ESTE CANTADO NA BAHIA, RIO DE JANEIRO, ARACATI NO CEARÁ E ATÉ LÁ FORA NOS MUITOS FESTIVAIS DE MÚSICA. NÃO É POR NADA Q/ ELE COMPLETOU 100 ANOS DE EXISTÊNCIA. MORO EM OLINDA, MAS COMO FUI CRIADA NO SERTÃO, COISA DE Q/ MIM ORGULHO MUITO, NÃO DELETEI AS MINHAS ORIGENS E NEM TÃO POUCO ME NEGUEI A CONHECER DE PERTO A CULTURA DO MEU ESTADO DE CORAÇÃO , Q/ É MUITO VASTA E RICA DE TRADIÇÕES. “SERTÃO,AGRESTE,ZONA DA MATA , ARARIPE, LIRORAL E CAPITAL” SE RESUME A PERNAMBUCO, P/ Q/ ESSA DIVISÃO? É POR ESTA RAZÃO Q/ NÓS NORDESTINOS AINDA SOMOS VISTOS LÁ NO SUDESTE COMO MEROS CAIPIRAS , “PARAIBAS” COMO ELES DIZEM. SERÁ NÃO SOMOS CAPAZES DE RESPEITAR NEM MESMO NOSSA CULTURA?
Petrolina teve um carnaval fora de epoca chamada Petrofolia onde so se tocava essas musicas baianas, por que nao deram continuação, deve ser pq nao se curtiam muito.
O frevo é tradição Pernambucana, e felizmente a minha cidade esta localizada neste estado, e sempre vou fazer parte desses grupos que tentar manter esta cultura viva na cidade.
Mesmo que a prefeitura municipal nao faça nada eu estarei fazendo meu carnaval com amigos e familia nesta cidade que eu amo.
Olha é o seguinte, não adianta vir impor a cultura de Recife aqui em Petrolina, pois quase 50% da papulação não é daqui, então tem uma certa mistura de culturas, sem falar no acolhimento da cultura baiana que é muito mais forte aqui que a Pernambucana, não adianta virem querer introduzir depois de muitos anos a cultura de recife aqui em nossa cidade, pois lá eles ja nascem ouvindo frevo e aqui é o ano todo, axé, pagode e principalmente forró, frevo só tem no carnaval e só pra quem gosta. oq eu acharia cerreto e convincente seria, em uma avenida um palco ou um trio com axé , pagode ou forro eletrico, pois tem muita gente que prefere forro eletrico do que pagode, e outros em outra avenida com Frevo, mais infelismente temos que ser realistas, ia ser a metade da população curtindo axé, e 30 a 100 pessoas curtindo frevo,pelo motivo que citei anteriormente, n estamos acostumados com esse tipo de cultura, o ano passado só teve frevo na cidade e poucas pessoas compareceram, e se tivesse axé e pagode em outro lugar, vcs acham que ia comparecer quantas pessoas??? então temos que ser realista, n adianta ficar discutindo isso. a cultura daqui é o são joão e não carnaval, nisso é que o governo deveria investir aqui.
então eu concordo muito com que o Fernando citou acima, tinhamos nossa propria cultura nos anos 80 e meados de 90, mais acontece que deixamos a bahia e propriamente Recife tomar conta dela. mais e agoraa??? quer dizer que n temos mais nossa propria cultura nop carnaval??? Claro que nãoo… esta tudo misturado. Por isso que n adianta ficar discutindo qual e a melhor qual é a pior, e colocar de tudo ,e vai quem quer.
Petrolina teve um carnaval fora de epoca chamada Petrofolia onde so se tocava essas musicas baianas, por que nao deram continuação, deve ser pq nao se curtiam muito. :D
O frevo é tradição Pernambucana, e felizmente a minha cidade esta localizada neste estado, e sempre vou fazer parte desses grupos que tentar manter esta cultura viva na cidade. [2]
Concordo Plenamente,Frevo é Cultura e muitos não sabem o que é isso,o Carnaval do ano passado não foi completo,mas foi bom .. na minha opnião os encomodados que se retirem da cidade haha ;)
Petrolina é uma cidade que não tem tradição nenhuma se tratando de carnaval, mesmo sendo filha da terra, admito que o carnaval daqui é péssimo, não desconsidero a cultura pernambucana e nem os costumes de recife, mas temos que concordar que isso é muito chato!
É MUITO SEM GRAÇA !
Adoro o frevo, mas acho que carnaval é a mistura de todos os ritmos, sons e costumes e deveríamos ter o direito de termos também outras culturas no carnaval daqui, mais bandas e atrações que não ficassem só no frevo, só na marchinha …
Um exemplo disto é a cidade de Buíque aqui em Pernambuco TB !
O carnaval de lá vai ser maravilhoso pq há a tradição, blocos de frevo e tudo mais, MAS TB HÁ BANDAS COMO : TIMBALADA, PSIRICO, PARANGOLÉ, AVIÕES ELÉTRICO, SAIA ELÉTRICA ! E muitos OUTROS !
OU seja há tradição e liberdade de escolha …
Definitivamente o carnaval de petrolina não é nada legal !
Sou daqui mais admito, procurem outro lugar …
Vamos concordar que Petrolina infelizmente não tem mais uma festa gratuita no nível que tinha antes….RECIFENSES E SEUS BAJULADORES vocês teram que engolir que aqui nós não gostamos e nem somos obrigados a gostar de frevo ou maracatus[ quem quiser valorizar isso que vá pra Recife] mas aqui teria que haver uma mistura de tudo, já que Petrolina é uma cidade tão plural..sou gaúcha, mas petrolinense de todo coração!
Meus amigos: tem que ter carnaval sim!
so que eu acho que: tem que tocar tudo<<axé ,pagodão,frevo ….
daí não tem do que vcs reclamarem ……..agrada a todos……
e outra tem que valorizar as bandas locais…
temos boas orquestras aqui em petrolina….e pare com essa discurção besta…vcs tem que se agrupar e fazer o melhor por petrolina…….
o carnaval de petrolina com um baile municipal, ´so pra ricos os pobre nao tem tem prioridade onde as pessoa ja sabem quem é o vencedores, com s juris escolhidos por a organizadora que celeciona com a pessoa que recebe o premio de orconcum e desfila com outra fantasia com o nome de outra pessoa e coloca sua filha no bar. seria melhor que nao tivesse este baile se é uma festa particular que a prefeitura nao arcasse com a premiação, e no lugar de enche o bucho de uma pessoa deveria dar bandinha em cada bairro periferico e nos inteiores que as pessoas nunca viram carnal
Liza disse:
30 de janeiro de 2010 às 10:29
Petrolina teve um carnaval fora de epoca chamada Petrofolia onde so se tocava essas musicas baianas, por que nao deram continuação, deve ser pq nao se curtiam muito.
O frevo é tradição Pernambucana, e felizmente a minha cidade esta localizada neste estado, e sempre vou fazer parte desses grupos que tentar manter esta cultura viva na cidade. [2]
Concordo Plenamente,Frevo é Cultura e muitos não sabem o que é isso,o Carnaval do ano passado não foi completo,mas foi bom .. na minha opnião os encomodados que se retirem da cidade haha
SOU PETROLINENSE E NÃO VOU EMBORA DO MEU LUGAR… QUERO QUE O FREVO SIM, VÁ EMBORA… CARNAVAL COM FREVO NÃO EXISTE AQUI E NUNCA SERÁ BEM VINDO… QUE GOSTEM LÁ POR OUTRAS REGIÕES MAS NÃO EM PETROLINA… POR FAVOR, SE FOR PRA SER FREVO NO CARNAVAL É MELHOR NÃO FAZER… PREFEITO ABRA O OLHO, SERÁ GASTO DINHEIRO NUMA FESTA PARA POUCO GATOS PINGADOS… DEPUTADOS FERNANDO FILHO E GONZAGA, NÃO FAÇAM ESTA MALDADE COM NOSSA CIDADE… SECRETÁRIO FERNANDO BEZERRA, NÃO CONFUNDA RECIFE COM PETROLINA, POR FAVOR… DEVOLVAM NOSSO CARNAVAL DOS ANOS 80 E PARTE DOS 90… FÃS DO FREVO, PROCUREM UM LUGAR PRÓPRIO PARA VCS BRINCAREM… NÓS NÃO GOSTAMOS DE FREVO, MARACATUS, CABLOQUINHOS, PAPANGUS, BONECOS… PELOR AMOR DE DEUS…
Boa tarde gente, sou de Recife e passei o carnaval em petrolina…adorei ja tinha passado outro carnaval ai, mais este ano foi d+, amei tinha todos ritmos, as pessoas tenhe que lembra que petrolina é pernambuco, claro que axe é bom, mais pq não dar valor aos nossos ritmos, que alias são maravilhosos.. gostaria de receber as fotos do bloco Carranca dourada, sei que estou nas fotos esta sempre na frente amaria me ver no carnaval de petrolina, Beijosss a todos até o proximo carnaval
Em muitas comunidades de Petrolina a miséria é devastadora, em quanto muitos criticam a prefeitura sobre como deveria ser o carnaval
deveriam criticar sobre a falta de empregos, segurança, saneamentos, saúde, educação e obrigar os prefeitos que vem adiministrando a nossa cidade à fazer aquelas famosas caminhadas que fazem apenas durante a campanha eleitoral , apertando mãos e mãos beijos e mais beijos e não ficarem perdendo tempo como deve ser a cultura da cidade pois culltura quem faz são os habitantes da cidade, não o estado ou país!
Gente crianças choram de dores!!! de fome!!! de medo de viver em uma cidade onde poucos tem muito e muitos nada tem!
Elas não choram por ritmos de carnaval!
Vejam quantas vezes esses prefeitos pisaram em suas comunidades
após eleito! claro exceto o centro!
petrolina é uma cidade maravilhosa mais pega fogo de tanto calor mesmo assim maravilhosa