Carnaval do Recife e frevo podem entrar na lista de Patrimônio Cultural Imaterial

por Carlos Britto // 03 de dezembro de 2012 às 21:32

A América Latina tem seis candidatos à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial, definida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Brasil concorre com o Carnaval do Recife, mostrando o frevo como arte e espetáculo. No total, serão escolhidas 36 candidaturas. O comitê de julgamento começou hoje (3) a avaliação, que vai até sexta-feira (7).

A Bolívia concorre com o Festival de San Ignacio de Moxos, a Venezuela com a Dança dos Diabos de Corpus Christi, o Equador com o “toquilla” (o chapéu de palha tradicional), Cuba com o repente, a poesia e a música improvisadas, e a Colômbia com o Festival de San Francisco. Há ainda candidaturas do Japão, da Índia, do Irã e de vários países.

A relação do Patrimônio Cultural Imaterial se refere às tradições, práticas, aos rituais, conhecimentos e às obras que integram a identidade e coesão social dos povos e comunidades, transmitidos por várias gerações. A lista é elaborada anualmente. O objetivo é proteger esse patrimônio, mantendo-o vivo e seguro, por intermédio da educação entre as comunidades.

Atualmente, a lista do Patrimônio Cultural Imaterial reúne 232 elementos de 86 países. Há ainda uma relação com 27 elementos de 15 países que se refere aos projetos que precisam de salvaguardas urgentes e do apoio da Unesco. (Fonte/foto: JC Online)

Carnaval do Recife e frevo podem entrar na lista de Patrimônio Cultural Imaterial

  1. Pedro Lino disse:

    É só assinar a certidão de óbito do finado frevo!!

    1. Maria disse:

      Só gente burra e sem educação pode dizer isso!
      Com certeza não recebeu nenhuma educação cultural e acha que rebolar em cima de uma garrafa até o chão é arte, é cultura.

      1. Cláudia disse:

        Maria falou tudo. Frevo é uma cultura única e só existe aqui em Pernambuco. Quem não gosta de frevo não sabe o que é ter o sangue pernambucano correndo nas veias, nunca foi num carnaval em Olinda ou em Recife, nunca viu os bonecos gigantes e o ceroula de Olinda, o galo da madrugada tão aguardado no sábado de Zé Pereira…saudades dos meus saudosos carnavais…O frevo é a maior expressão cultural que eu já vi.

  2. corporations offshore disse:

    O debate sobre a conservação do patrimônio imaterial mostra que os processos de produção cultural são tão importantes como o patrimônio material, pois este torna-se uma categoria social quase vazia quando é extirpada de seus valores culturais imateriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários