Carroceiros protestam contra medida que proíbe carroças no Mercado do Produtor

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2009 às 22:45

Em torno de 100 carroceiros estiveram na tarde de terça-feira (23), com  presidente da Câmara de Vereadores, Crisóstomo Lima “Zó”, buscando encontrar uma alternativa para a proposta de troca das carroças por carregadores nas dependências do Mercado do Produtor de Juazeiro.

Liderados por Jerônimo Souto, que é presidente da Associação de Carroceiros, os trabalhadores entregaram um abaixo assinado em que se mostram contrários à troca das carroças por carregadores. Segundo o documento, nos outros mercados onde há carregadores existe separação entre as mercadorias, e em Juazeiro não. Os carroceiros alegam também que as dependências do mercado são mais sujas que o transporte que eles utilizam.

O presidente da Câmara  assumiu o compromisso de realizar uma sessão específica para tratar com os carroceiros na próxima quarta-feira (30).

A administração do Mercado do Produtor diz que será inevitável a saída dos carroceiros. Segundo o administrador do mercado,  Josival Santos Barbosa os argumentos dos carroceiros são frágeis.  A sujeira dos animais, urina, fezes e o risco de doenças infecto-contagiosas é muito grande. É uma exigência do Ministério Público e da Vigilância Sanitária e vamos ter de obedecer se houver uma determinação”. Ele salienta ainda que em nenhum mercado do país ainda existe transporte de alimentos por tração animal.

Com informações do Diário da Região Online

Carroceiros protestam contra medida que proíbe carroças no Mercado do Produtor

  1. Armero disse:

    Bela atitude, e deveria ser expandida a proibição para o centro da cidade.

  2. RICARDO FREIRE disse:

    TODOS PRECISAM TRABALHAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM DE CARROCEIROS SÃO PESSOAS HUMILDES,QUE GANHAM EM MÉDIA MENOS DE UM SALÁRIO POR MÊS,SERIA INTERESSANTE A PREFEITURA JUNTO COM A ADMINISTRAÇÃO DO MERCADO ESCOLHER UM LOCAL FORA DO MERCADO É CLARO PARA QUE ELES PUDESSEM FICAR,PELA HIGIENE VAI MELHORAR MUITO MAIS AINDA É PRECISO MUDAR MUITA COISA,BANHEIROS PRECISAM ESTA EM CONDIÇÕES MELHORES, O RESTO QUE SOBRA DAS FRUTAS PRECISAM SER RETIRADAS DO MERCADO,AS PESSOAS QUE TRABALHAM NO MERCADO PRECISAM SER CADASTRDAS,USAR CRACHA E ATE UM TIPO DE UNIFORME QUE INDENTIFIQUE QUEM TRABALHA LA ,PORQUE ALI ENTRA DE TUDO, A SEGURANÇA PRECISA SER MELHORADA COM CAMERAS E MAIS VIGILANTES,A ILUMINAÇÃO É HORRIVEL, AOS POUCOS SE A ADMINISTRAÇÃO DO MERCADO QUISER PODE DEICHAR O MESMO EM CONDIÇÕES DE PRIMEIRO MUNDO.

  3. Tontonho disse:

    SENHORES, A QUESTAO É DE SAUDE PUBLICA!
    OS ADMINSTRADORES DO CENTRO DE DISTRIBUIÇAO ESTAO COBERTOS DE RAZAO…
    INFELIZMENTE OS CARROCEIROS TERAO QUE MUDAR DE ATIVIDADE OU CONSTRUIREM CARROS QUE POSSAM SEREM EMPURRADOS POR ELES MESMOS COMO JA OCORRE COM MUITOS OUTROS QUE ALI TAMBEM TRABALHAM.
    A PREFEITURA TERA QUE CADASTRAR, ORGANIZAR E REDIRECIONAR ESSES TRABALHADORES ATE QUE CONSIGAM MANTER A RENDA ANTERIOR EM OUTRAS ATIVIDADES…

  4. joel silva disse:

    Concordo plenamente com essa atitude , como o nome já diz, esse tipo de transporte não pode circular em meios urbanos , é um veículo perigoso tanto para quem o conduz , como também para proprietários de carros e motos , dezenas de vidas já foram ceifadas por conta dessas carroças que em sua grande maioria circulam sem nenhuma sinalização sem contar a sujeira que os animais deixam por onde passam.
    Parabéns a josival pela coragem, e como o armero comentou, essa atitude deveria ser expandida para toda a cidade.

  5. Alexandre Cardoso Garcia Leite disse:

    Eu, particularmente, não concordo plenamente com nada. Por mais que exista uma solução, há sempre soluções melhores. O argumento dos carroceiros: “Os carroceiros alegam também que as dependências do mercado são mais sujas que o transporte que eles utilizam.”. É verdade, as dependências do Mercado do Produtor são tão sujas quanto as fezes e urinas dos animais usados para tração das carroças. Por outro lado, esse argumento não é suficiente para que permitam-se as carroças. Mais ainda, os carroceiros, como disse meu colega Ricardo Freire são pessoas que precisam trabalhar. Para onde essas pessoas vão? O Estado não deveria financiar a estas pessoas um outro meio para que eles continuem o seu trabalho? É muito fácil varrer a sujeira para debaixo do tapete. Mas o impacto social tem que ser levado em consideração, mesmo quando há riscos para a saúde da população.

  6. Fernando Jr disse:

    Antes qualquer medida moralizadora era considerada perseguição aos mais humildes. O governo da mudança, felizmente, está vendo que administração não se faz com demagogia – somente eleição!

  7. marcos disse:

    Correta a medida de tirar as carroças, pois grande parte da sujeira é provocada por essas mesmas carroças!!! tem gente aqui questionando a saida das carroças do cesa/Juazeiro e e reclamando por que encontram animais nas ruas e em terrenos baldios de Petrolina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários