A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina lançou esta semana uma cartilha com os 100 erros de português mais comuns no comércio de Petrolina. O levantamento foi realizado pela professora Cibele de Lima e será tema principal de um curso que começa nesta segunda-feira (25) no auditório da entidade.
A cartilha será, primeiramente, produzida em uma tiragem de três mil exemplares, os quais serão distribuídos gratuitamente no comércio de Petrolina. A obra e o curso “Falando 100 erros” mostram os erros mais frequentes, catalogados e exemplificados, sendo corrigidos com uma explicação rápida e prática ao alcance de todos.
A iniciativa quer incentivar os empresários e comerciantes da cidade a buscar a excelência no atendimento comercial. A expectativa da CDL é de que os comerciantes passem a falar corretamente com seu cliente, despertando formas mais humanas de buscar a comunicação e aumentar a qualificação nas vendas.
Que coisa boa, ontem (sábado 23), eu fui lanchar em um daqueles quiosques da Av Souza Filho e fiquei injuriado com o atendimento. As moças que atendem, falta não falar com o cliente, quando perguntei o preço de um determinado lanche, fiz varias perguntas , pois não sabia se ela estava me respondendo ou se era aos outros clientes que estavam ao lado. Porque ela falava de costas pra nós e de forma brusca como se tivéssemos pedindo e não comprando. Saindo de lá fui a uma grande loja de tecidos, onde o atendimento também foi ruim, a falta de pessoas para atender eu e outras pessoas ficamos “perambulando” pela loja implorando aos poucos funcionários para nos atender.
AH, NÃO ESQUEÇA: OS PUBLICOS E PARTICULARES QUE ATENDEM MAU AS PESSOAS.
*Mal
Então, é isso mesmo, os comerciários de Petrolina estão assassinando a nosso última flor do lácio, inculta e bela? Cartilha nessa turma para ver se aprende o BÁ correto, o BÁ da Bahia. Se precisar, Palmatória neles, para que aprendam direito o caminho da roça, e a esquerda volver, no sentido do toque correto da corneta,. quando manda: Ordinário, marcha!
“os quais serão distribuídos”, está errado, seria “as quais serão distribuídas” pois se refere às cartilhas, “cartilhas” é substantivo feminino. Perdeu no ENEM se não tiver cota (de negro, índio ou de miserável) não entra na universidade.