Na última sexta-feira (31/05), o prefeito Rodrigo Pinheiro e a governadora de Pernambuco Raquel Lyra assinaram um termo de compromisso para a instalação da primeira fábrica chinesa de tratores da América Latina no município de Caruaru (Agreste). O empreendimento será realizado pelo YTO Group, um dos principais fabricantes de máquinas agrícolas da China, com um investimento de mais de 500 milhões de dólares e a previsão de criação de até 7 mil empregos diretos.
O anúncio ocorreu durante a inauguração da nova base operacional da Copergás, localizada no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA). O investimento de R$ 6,2 milhões na base visa expandir o fornecimento de gás natural para o Interior do Estado. As melhorias incluem a construção de galpões para armazenamento, a ampliação e modernização da área e a criação de um escritório operacional.
Investimentos
A instalação da fábrica da YTO, que começará com uma montadora de tratores, está prevista para entrar em operação até o final de 2024. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Pedro Augusto, afirmou que inicialmente a montadora gerará cerca de 600 empregos diretos, com a expectativa de chegar a 6 mil postos de trabalho quando a fábrica estiver totalmente instalada.
O prefeito Rodrigo Pinheiro destacou a seriedade e transparência da gestão municipal como fatores decisivos para atrair o investimento. Ele mencionou que Caruaru já é a 11ª cidade no Nordeste em geração de empregos, e a instalação da YTO contribuirá significativamente para o crescimento econômico local.
A governadora Raquel Lyra também anunciou um investimento adicional de R$ 8 milhões para a pavimentação no PDSA, reforçando o compromisso com a infraestrutura e o desenvolvimento industrial da região. Ela celebrou a parceria entre o governo estadual e o município, enfatizando os benefícios para a população local, com mais empregos e renda.
Hospital regional, fábrica de tratores, filial do porto digital etc……. Para Caruaru tudo, para Petrolina nada, mais um governo que não investe em Petrolina, precisamos mudar isso.
Caruaru tem polo industrial ,aqui se não fosse a agricultura tava todos vendendo sapatos,pura realidade de Petrolina.
A tirar pelos carros elétricos chineses, é bem capaz desses tratores serem uma porcaria tb.
Mas as comprinhas da shein foram taxadas.
Viva o Brasil sil sil
Governantes sem competência .
Deveriam incentivar as indústrias brasileiras como a Agrale que tem os melhores tratores pequenos .
E é genuinamente brasileira .