Com a falta de chuvas na nascente do Rio São Francisco, o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, vive a maior seca de sua história. Devido à baixa vazão do reservatório, o Rio São Francisco foi recuando e está mostrando a sua pior face em várias cidades localizadas à borda do lago, como este Blog vem mostrando nos últimos meses.
Em casa Nova, a água já recuou tanto que o cenário ficou irreconhecível. E o problema de captação tem ficado pior a cada dia. De acordo com informações, a rede de distribuição tem quase 50 anos de existência, que não atende a demanda. A diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) local, Dagmar Nogueira, já expôs a problemática que enfrenta o órgão.
Para tentar uma solução para o problema na captação d’água em Casa Nova, a gestora do SAAE e o prefeito Wilker Torres aguardam respostas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) sobre uma verba de R$ 8 milhões destinada à aquisição de bombas, nova adutora e melhoria da rede de água. Por enquanto, a cena é de tristeza.
(Fotos: A Notícia do Vale/reprodução)