O impasse acerca da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim foi minimizado, mais uma vez, pelo vereador Ibamar Fernandes (PRTB). Em entrevista ao programa ‘Manhã do Vale’ da Rádio Jornal, nesta quinta-feira (15), Ibamar – que ocupa o cargo de 1° vice-presidente na atual Mesa – voltou a dizer que o foco é garantir a reeleição do presidente Osório Siqueira (PSB).
Osório foi reconduzido para o biênio 2015/16 numa eleição realizada em setembro do ano passado, mas impugnada pela Vara da Fazenda Pública de Petrolina após o vereador governista Ronaldo Silva (PSDB) ter entrado com um mandado de segurança, alegando irregularidades no processo. A decisão foi baseada num artigo da Lei Orgânica Municipal, que veda a reeleição do presidente e dos demais integrantes da Mesa.
Mas Osório recorreu em segunda instância, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o que deixou o resultado da eleição de setembro sub judice. Se prevalecer a decisão da Vara da Fazenda Pública, haverá uma nova eleição na Casa, que aconteceria no retorno dos trabalhos legislativos dos vereadores, em fevereiro. Caso isso ocorra, Ibamar garantiu que o ‘Grupo dos Dez’ teria outros nomes com potencial suficiente para disputar a presidência.
Sobre Dr.Pérsio Antunes (PMDB), o 1° vice-presidente descartou a possibilidade dele retornar à ala governista da Casa, conforme comentários de bastidores. “Ele (Dr.Pérsio) está contra hoje a reeleição de Osório, e não contra os outros nove vereadores”, ponderou Ibamar.
“Arcaica”
Já o vereador Manoel da Acosap (PHS) disse que o equívoco que culminou no impasse serviu para mostrar que a Lei Orgânica “está arcaica”. Segundo Manoel, “é preciso fazer uma legislação para a Casa Plínio Amorim, e não para A, B, C ou D”.