Por meio de nota, a deputada estadual Dulci Amorim e seu esposo – o ex-deputado e ex-prefeito Odacy Amorim – manifestaram pesar pelo falecimento do militante histórico do PT, Joaquim da Compesa, ocorrido ontem (4) em Petrolina. Além do casal, o Conselho Popular (CPP) também lamentou o ocorrido. Joaquim perdeu a batalha para a Covid-19, após quase um mês internado no Hospital Neurocardio.
Confiram as notas:
“Lamentamos profundamente o falecimento do amigo e companheiro de partido, Joaquim da Compesa. Ele é mais uma vítima da COVID-19 e, sem dúvida, deixará um enorme legado de luta e honestidade. Essa e outras mortes poderiam ser evitadas se tivéssemos uma política de vacinação ampla e rápida. Aproveitamos para pedir a todos que, se possível, fiquem em casa. Apenas com união e responsabilidade é que conseguiremos vencer essa pandemia. Que Deus possa confortar os familiares, amigos e admiradores de Joaquim”. (Dulci Amorim, deputada estadual/Odacy Amorim, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolina)
“O Conselho Popular de Petrolina–CPP, através de sua Coordenação Colegiada, cumpre o dever humano de lamentar profundamente a perca e se solidarizar com os familiares e amigos do Sr. Joaquim Antônio de Oliveira, vítima do Covid-19 nesse dia 04/06/2021 (sexta-feira). Joaquim Antônio, popularmente conhecido como Joaquim da Compesa, muito contribuiu com as lutas populares em Petrolina, e nacionalmente, através do Conselho popular, do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco e do PT. Lamentamos essa perda irreparável, ao mesmo tempo em que repudiamos veementemente o descaso das autoridades brasileiras, tendo o presidente Jair Bolsonaro como maestro e patrocinador da morte. A ausência do Companheiro Joaquim no meio de nós, nos causa tristeza, ao mesmo tempo em que nos impulsiona para continuar a luta em prol da vida.
Petrolina, 5 de Junho de 2021″. (Coordenação Colegiada do Conselho Popular de Petrolina/Coordenação Geral)