Caso Beatriz: Leitora critica PCPE por recusar ajuda de Sanguinetti para esclarecer crime

por Carlos Britto // 08 de abril de 2016 às 18:00

Beatriz Angélica MotaNeste artigo enviado ao Blog, a leitora Rossânia Alves Costa critica duramente a atitude da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) em recusar ajuda do renomado perito criminal George Sanguinetti no Caso Beatriz. Ao sair em defesa de Sanguinetti, ela argumenta que a PCPE “não pode se dar ao luxo” de recusar auxílio de um grande especialista, sobretudo porque após quatro meses do brutal assassinato da menina Beatriz Angélica, ocorrido num colégio particular de Petrolina, a sociedade da região ainda aguarda respostas para o crime.

Confiram:

Recentemente li aqui mesmo, no Blog, as explicações dadas pela Gerente Geral de Polícia Científica, Sandra Santos, sobre as declarações do Sr.George Sanguinetti em se dispor a ajudar nas investigações do Caso Beatriz.

Causa-me estranheza que num momento como esse, passados mais de quatro meses de investigação, sem que nenhum progresso tenha sido de fato apresentado, a polícia se dê ao luxo de dispensar ajuda. Causa-me estranheza também o fato da senhora Sandra Santos usar como “desculpa” o fato do senhor George Sanguinetti não ser perito oficial.

Não me pareceu, em nenhuma das suas entrevistas, que quisesse o caso para si. Apenas ajudar. Nessa condição, o fato de não ser perito profissional não atrapalharia a investigação, como não atrapalharia tampouco qualquer informação que pudesse somar e ajudar no processo. Informações que foram solicitadas, pela própria polícia, em redes sociais, através do disque-denúncia. 

Então não vejo por que a ajuda do senhor George Sanguinetti possa parecer tão inoportuna para a Secretaria de Defesa Social. A não ser, claro, que a opinião e/ou decisão da Secretaria se dê por motivos de “disputas” internas ou externas na área em que atuam.

Não é segredo que o enfrentamento por parte do senhor George Sanguinetti nas investigações sobre a morte de PC Farias o colocaram como “persona não grata” para a Polícia Federal, que apoiava ou avalizava a perícia feita por Badan Palhares. Também não é segredo, foi divulgado amplamente pela imprensa, à época, que o laudo de Badan Palhares, avalizado pela Polícia Federal, foi contestado não só por George Sanguinetti, mas também por uma junta de peritos, entre os quais: Genivaldo Veloso de França, da Universidade Federal da Paraíba; Daniel Muñoz, da USP; Domingos Tochetto, da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul; Nicholas Soares Passos, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. O que se sabe também é que havia muita coisa por trás dessa investigação, muitos interesses, inclusive interesses políticos. O que espero, fervorosamente, não esteja por trás da investigação de Beatriz.

Quanto à informação dada pela senhora Sandra Santos, “profissional com extensa qualificação” sobre o senhor Gilmário Lima, ouso dizer que não é tão extensa assim. O profissional tem pouco mais de seis anos de formação em Perito Criminal (2009 – 2009/Curso de Formação de Peritos Criminais/Carga horária: 506h/Academia Integrada de Defesa Social); Um mestrado concluído em 2006, que assim como muitos cursos de especialização, são na área de engenharia (Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Sub-área: Energia Solar / Especialidade: Fontes Renováveis de Energia)

Não quero aqui desmerecer a qualificação de ninguém, também não acho justo desmerecer um profissional especialista em Medicina Legal, ex-diretor do Instituto Médico Legal de Maceió e que lecionou Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas por 32 anos.

Um profissional que acredita estar acima, melhor colocado em formação e experiência profissional que qualquer outro, que não necessita de apoio, me parece no mínimo esnobe e presunçoso.

Termino aqui minhas considerações acreditando que a Secretaria de Defesa Social fará as parcerias necessárias e urgentes para juntas buscarem o culpado pelo bárbaro crime ocorrido em um colégio, num ambiente com quase 2.500 pessoas e que há mais de quatro meses assusta e estarrece a população de Petrolina e Juazeiro. A família, o Colégio e a sociedade precisam e merecem uma resposta.

Rossânia Alves Costa/Leitora

Caso Beatriz: Leitora critica PCPE por recusar ajuda de Sanguinetti para esclarecer crime

  1. Nascimento disse:

    Concordo , parabéns pelo texto

  2. Souza disse:

    A SDS não pode tratar o caso dessa maneira, lamentável essa atitude

  3. Cidadão disse:

    Recusa ajuda por qual motivo? Po isso a população faz manifestação.

  4. Rogério Espíndula disse:

    A PCPE Polícia Civil de Pernambuco não deseja ajuda desse renomado perito criminal George Sanguinetti por uma única razão, e a mais lógica de todas…. Ele descobrirá o(os) verdadeiro(os) culpado(os) e a PCPE ficará com “Cara de Tacho”.

  5. observador disse:

    O secretário de Segurança, a quem se subordina hierarquicamente este caso, ficará classificado como muito fraco se não tomar atitude certa. Não se pode botar panos quentes na incompetência de ninguém. Assumir uma responsabilidade desta, sem confessar seu despreparo, é trazer pra si o ônus profissional de baixo conceito.

  6. Patricia Araujo disse:

    Uma criança tão linda, com uma morte tão horrivel, é muito estranho o desfecho desta investigação.

  7. Dulcily Santos Santos disse:

    Onde curte essa reportagem 10000000000000000000 Parabéns Rosãngela.

  8. Dulcily Santos Santos disse:

    Corrigindo Rossânia

  9. Niédja disse:

    É muito ego envolvido e pouca humildade … a polícia tem por obrigação desvendar esse crime. Esse assassino, que tenho certeza que lê tudo que sai na mídia não pode ficar impune. Você será pego!!!! é só uma questão de tempo.

  10. Margarida disse:

    Parabens pelo texto Rossania, concordo, seria de grande ajuda para a policia, nesse caso toda ajuda devetia ser bem vinda. Esse monstro vai ser preso com Fé em Deus

  11. Samira disse:

    Porque a polica recusa ajuda gente? Toda ajuda seria bem vinda para esclarecer esse crime brutal, não entendi , é uma pena .

  12. Maria disse:

    Além da
    Perícia tem também a investigação. Vcs acham que Sanguinetti fará milagres? Qual experiência de Sanguinetti no seu dia a dia? Pode ser que essa etapa não precise dele. Acredito na PCPE.

  13. Marisete disse:

    É muito estranho mesmo a recusa da ajuda de uma pessoa tão gabaritada e preparada como esse perito. Aí ficam as perguntas: Por que houve essa recusa? Querem ou não querem chegar aos reias culpados desse bárbaro crime? E o que motivou tamanha atrocidade??
    Triste fim dessa criança linda, alegre e muito amada. com certeza!!!

  14. João Alves disse:

    As pessoas com não sei qual interesse, como essa leitora…filtram o que quer. Passa o que é melhor para sua argumentação. Pq não publica o restante do CV dos profissionais da PCPE. Acho que faltou isso p ser postado do Perito Gilmario:

    “Departamento da Força Nacional de Segurança Pública. / Homicide Investigation. Federal Bureau of Investigation (FBI) / Investigação com Foco em Homicídios. / Instrutor da Academia de Polícia, nas áreas de Medicina Legal e Criminalística, aplicada a locais de homicídios.”
    Eu acho que como Perito Criminal e com 6 anos esse dai ja viu muita coisa, senão não estaria nesse caso. Perícia é parte de um todo.

    1. Rossânia Alves Costa disse:

      Verdade João Alves, peço desculpas. Mas você também esqueceu de postar a carga horário dos cursos que incluiu, então estou completando…

      2013 – 2013
      Homicide Investigation. (Carga horária: 40h).
      Federal Bureau of Investigation.

      2010 – 2010
      Curso de Investigação com Foco em Homicídios. (Carga horária: 60h).
      Academia Integrada de Defesa Social – Pernambuco.

  15. Vera disse:

    A caso de Beatriz é o n°1 no estado, Agora oque as pessoas parece não pensar é que a polícia não trabalha Com bola de cristal não!
    E outra que poucos sabem O perito que tanto querem no caso gosta é de dinheiro e de se aparecer! Pesquisem sobre o mesmo e entenderam o motivo de tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários