Mensalão: Lula será investigado pelo Ministério Público Federal

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2013 às 10:04

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, com base na acusação feita pelo operador do Mensalão, Marcos Valério, de que o esquema também pagou despesas pessoais do petista. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu remeter o caso à primeira instância, já que o ex-presidente não tem mais foro privilegiado. Isso significa que a denúncia pode ser apurada pelo MPF em São Paulo, em Brasília ou em Minas Gerais.

A integrantes do MPF Gurgel tem repetido que as afirmações de Valério precisam ser aprofundadas. A decisão de encaminhar a denúncia foi tomada no fim de dezembro, após o encerramento do julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Condenado a mais de 40 anos de prisão, Valério, que até então poupava Lula, mudou a versão após o julgamento.

Ainda sob análise do procurador-geral da República, o depoimento de Valério em setembro do ano passado, revelado pelo Estado, e os documentos apresentados por ele serão o ponto chave da futura investigação que, neste caso, ficaria circunscrita ao ex-presidente.

O procurador da República que ficar responsável pelo caso poderá chamar o ex-presidente Lula para prestar depoimento. Marcos Valério também poderá ser convocado para dar mais detalhes da acusação feita ao MP no dia 24 de setembro de 2012, em meio ao julgamento do Mensalão. Petistas envolvidos no esquema sempre preservaram o nome de Lula desde que o escândalo foi descoberto, em 2005. (De Agência) 

Mensalão: Lula será investigado pelo Ministério Público Federal

  1. verlania disse:

    PRA QUE SER INVESTIGADO? PRA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO ELE SE CANDIDATAR E SE ELEGER? NÃO PRECISA TER ESSE TRABALHO MPF!!! AQUI NESTE PAÍS NINGUÉM MAIS TEM VERGONHA E NEM MORAL… OLHA O GENOÍNO AÍ CUSPINDO NA CARA DO TSF….

    1. Watergate disse:

      A mesma coisa é Julio Lossio.
      Burlou todas as leis, e continua no poder!

      1. DE OLHO disse:

        É UMA VERGONHA ESSE BRASIL DAS LEIS QUE NÃO SÃO CUMPRIDAS É SÓ PRA GASTA O DINHEIRO DO POVO QUE DEVERIA SER ENVESTIDO NA SAÚDE E ETC. AI FICAM AI TIRANDO ONDA DO POVO E A FARA CONTINUA.

    2. Reginaldo disse:

      Quem era o maior beneficiado do esquema? Está claro que era o Lula.Será que esses caras de pau iriam armar um esquema desse sem o consentimento do chefe? Portanto o lula na minha opinião deveria ser investigado e julgado juntamente com os outros.

  2. josemar disse:

    Ja era pra ser envestigado a muito tempo.

  3. junior disse:

    toda vez q acontecia um escandalo ele viajava lembro bem disso dizia q nao sabia nao viu. mas deus viu se vc estiver devendo deus pesa a mao vai pagar pelos erros q fez.

  4. Marivaldo disse:

    Vou tomar uma dose de cachaça e esperar a Pizza. E o Caso da Privataria Tucana que até a Pizza nunca foi ao forno!

    1. Carlos disse:

      Muitos tem celular hoje por causa da “privataria”, a vale nunca rendeu tanto de impostos pra o Brasil como hoje, o que voce tem de mal a dizer das priovatizações?? E um erro nao justifica outro, se deve, tem que pelo menos ser investigado, seja TUCANO, SEJA PAPAGAIO…..

      1. Maria disse:

        Quer dizer que você aprova que para você ter um celular que não funciona tenha havido tanta roubalheira? Porque o que fizeram foi roubo do patrimônio público.
        A Vale não rende um centavo para a Nação.
        Você aceita o roubo porque quem fez é da elite, é corrupto mas é da elite.

  5. Dreda disse:

    Esse aí não precisa mais de investigação. Precisa é de algema e cela. Já está muito claro quem foi de fato o “Pai do Mensalão”.

  6. Maria disse:

    O Ministério Público Federal já avisou que não tem nenhuma investigação do caso, segundo a página do G1.
    Porque não aproveita o gancho e investiga também o Fernando Henrique Cardoso, pois no governo dele foi entregue ao Banco Marka do Cacciola, lembram dele?, mais de um bilhão de reais e a Polícia Federal foi impedida de investigar esse desvio desse pequeno valor, porquê?

    1. Carlos disse:

      Povo aluado, se tem que investigar, que investigue, seja fernado henrique seja o papa…Se nao tem culpa, nao tem pq temer, é só investigação…” agora essa justificativa, de que fulano de tal errou, eu também posso errar”, é muito tosca viu…

      1. Maria disse:

        Concordo com você, mas a justiça para ser boa tem que ser para todos. Se ela condena uns e com outros faz de conta que nada aconteceu, não é justiça.
        Se nós aceitamos e concordamos que uns paguem pelos erros e outros passamos a mão na cabeça, estamos sendo corruptos, desonestos e imorais.
        Se não julgarmos os malfeitos dos outros, não temos moral nenhuma para condenar outros.

  7. Marcos Len disse:

    Carlos Britto, dê uma olhada no noticiário nacional, essa notícia aí não procede, foi mentira do jornal Estadão. Veja a nota da Procuradoria Geral.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/90067/Gurgel-nega-investiga%C3%A7%C3%A3o-Foi-barriga-do-Estad%C3%A3o-Gurgel-nega-investiga%C3%A7%C3%A3o-Foi-barriga-Estad%C3%A3o.htm

    GURGEL NEGA INVESTIGAÇÃO. FOI BARRIGA DO ESTADÃO
    BRASIL247 – No jargão do jornalismo, furo é a notícia importante dada com exclusividade. Barriga é o inverso: um erro de grandes proporções. Foi o que o jornal O Estado de S. Paulo cometeu em sua edição desta quarta-feira 9, ao noticiar com estardalhaço que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teria decidido pedir uma investigação ao Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A base seria um depoimento do empresário Marcos Valério à Procuradoria Geral da República, publicado antes pelo mesmo jornal.

    Ao contrário do que disse a reportagem, Gurgel informou em nota nesta manhã que, ao contrário de ter concluído, sequer iniciou a investigação sobre as declarações de Valério. “Ao contrário do que foi publicado nesta quarta-feira, 9 de janeiro, pelo jornal O Estado de São Paulo, a Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal informa que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério, pois aguardava o término do julgamento da AP 470 (mensalão). Esclarece ainda que somente após a análise poderá informar o que será feito com o material. Portanto, não há qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso”, informa o órgão.

    O procurador havia dito nesta terça-feira que provavelmente enviaria o caso à primeira instância, já que Lula não tem mais direito a foro privilegiado, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo. Mas o Estadão confirmou a decisão de Gurgel. Também nesta manhã, a colunista do jornal O Globo Miriam Leitão negou a informação do jornal, dizendo que encontrou por acaso o procurado em Brasília e que ele informou que não tinha tomado decisão sobre o caso ainda. De acordo com Marcos Valério, Lula teria tido despesas pagas com dinheiro do chamado ‘mensalão’.

    Veja a nota aqui: http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/nota-de-esclarecimento-sobre-depoimento-de-marcos-valerio

    1. Lêdo Ivo disse:

      Caro Marcos Len, o que voce fez é o que deveria ter feito o jornalista. Investigar e recortar as falsas informações para não viecular boatos . O jornal dito o Estadão , na ansia desesperada de difamar o PT e LULA , já faz tempos perdeu a credibilidade e a etica jornalista de tal maneira que suas manchetes se assemelham aos ESCRITOS DE BANDEROLA DAS TORCIDA ORGANIZADA… ainda assim há quem quer acreditar custe o custe.

  8. luiza disse:

    lula e malufe e quantos mais tudo farinha do mesmo saco, e nós cidadão de bem sendo roubado com tanto imposto que pagamos principalmente imposto de renda, até do salario que ja é uma micharia é descontado na folha, quem aguenta mais tanta ladainha!!!

  9. Maria disse:

    Como vocês são manipulados pela mídia. O que ela escreve, vocês assumem como verdade total.
    Daqui a pouco a mídia vai divulgar uma matéria esculachando o deus Joaquim Barbosa e todos vocês vão comentar malhando o pau nele.
    Quando o povo não tem cultura, não sabe votar é facilmente manipulado. Porque não investem pesado na verdadeira educação? É para poderem manipular facilmente o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários