Caso Roberto Carlos: Servidores ‘fantasmas’ confessam envolvimento em esquema de desvio

por Carlos Britto // 03 de abril de 2012 às 17:30

A Polícia Federal divulgou, em uma coletiva realizada agora há pouco em Salvador,  mais informações da “Operação Detalhes”, deflagrada na manhã desta terça-feira (03), que investiga um esquema de desvio de recursos públicos por meio de assessores parlamentares “fantasmas” do deputado Roberto Carlos Almeida Leal (PDT) na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo o superintendente regional da Polícia Federal em exercício, Daniel Veras (foto), as investigações começaram a partir de um relatório emitido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), enviado à Polícia Federal, no qual foram identificadas movimentações financeiras atípicas realizadas por familiares do deputado no período de 2008 a 2010.

Na coletiva, a PF informou que oito funcionários “fantasmas”, todos da cidade de Juazeiro, participavam do esquema. Seis deles já foram ouvidos pela polícia nesta manhã e confessaram participação na ação. Em depoimento, um dos “fantasmas” informou à polícia que nunca chegou a trabalhar na Assembleia Legislativa. Ainda de acordo com a Polícia Federal, o esquema funcionava através de depósitos dos salários dos supostos servidores, no valor de R$ 3 mil a R$ 8 mil, que eram sacados por terceiros e mais uma vez depositados nas contas do filho e da mulher do deputado Roberto Carlos.

Segundo a PF, os suspeitos ouvidos nesta terça serão indiciados por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. A PF informou ainda que o deputado não foi localizado até o momento. O Blog tentou sem sucesso manter contato com deputado. (Com informações e foto G1)

Caso Roberto Carlos: Servidores ‘fantasmas’ confessam envolvimento em esquema de desvio

  1. benne disse:

    QUEM SABE O MINIMO DA POLITICA NÃO FICOU SURPRESO COM ISSO. SURPRESA É A PF INVESTIGAR SOMENTE ELE, JÁ QUE ISSO É UMA PRATICA(ERRADA) COMUM. QUASE TODOS OS VEREADORES OU DEPUTADO FAZEM ISSO. OS “FUNCIONÁRIOS” DAS ASSEMBLEIAS, OU CAMARAS, RECEBEM APENAS UMA PARTE, POR EMPRESTAR O NOME.

    1. carlos araújo disse:

      É verdade, Benné. Ví hoje numa nota, um jornalista baiano, o Samuel Celestino, em que falava que isso que está acontecendo com o RCarlos é uma prática antiga entre os políticos, e que os jornalistas tem conhecimento do fato.

  2. Watergate disse:

    Em Petrolina é só o que tem, desde sempre, e cada vez pior.
    Tem até deficiente da apae recebendo 100 reais por mes.

  3. jorgilson cabral disse:

    Ate tu Roberto.

  4. M.Sérgio disse:

    Se a PF for investigar todos os vereadores e deputados daqui e se puder do Brasil todo, vai faltar celas, é uma pratica comum, a maioria tem assessores fantasmas, que emprestam o nome e dividem o salários. Espero que a PF só não fique só no Deputado Roberto Carlos.

  5. saco cheio disse:

    Vixe, meu rei pra que tanto aperreio, isso é só uma comidillha…….. Sim ,mas quando é o carnaval da bahea mermo???

  6. cristovao leal disse:

    e comum mas e erado ele caio pronto,,a politica e isso a casa caio

  7. Marivaldo disse:

    Cadê o Dep. Roberto Carlos que a gente sempre via no meios das fotos dos noticiários de eventos públicos da Bahia?

  8. Francisco Cavalcanti disse:

    É por isso que Juazeiro não vai pra frente, o povo não sabe votar.

  9. ESADOF-ENAM disse:

    PARA QUEM DIZIA QUE ELE ERA O UNICO POLITICO FICHA LIMPA DE JUAZEIRO TA AI A CAGADA QUE ELE FEZ, SE PROCURAR TEM MAIS SEM CONTAR OS EMPREGOS QUE ELE DÁ PARA A FAMILIA TODA, EM SUA MAIORIA CARGOS DE CHEFIA

  10. carlos araújo disse:

    terça-feira – 03/04/2012 às 17:56

    Caros juazeirenses, num momento de luto para a política regional, alguns comentaristas deste blog denotam uma felicidade que, ao meu vêr, é incompreensivel. Afinal, mesmo sabendo que o sr RCarlos vem sendo investigado desde 2008 pela PF, cabe-lhe o direito constitucional da defesa.Como baiano e eleitor de Juazeiro,torço prá que os fatos apontados pela PF não se confirmem, pois, em caso positivo, muito me envegonhará. Afinal, fatos como este não engrandecem em nada a bela história do PDT, nem tampouco a história política do nosso município.

    1. Ernesto, meu rapaz disse:

      Caro amigo. Momento de luto só se for para a família e os amigos deste senhor que se apropriou do dinheiro do povo em benefício próprio. A Polícia Federal não faz denúncia vazia. Para tudo isso que foi divulgado existem provas incontestáveis.
      As armadilhas que se arma m contra o povo é dizer que:
      1- TODO MUNDO FAZ ISSO: é uma acusação ilegítima, pelo simples fatos de não se poder provar. Se um dia se provar, para cada caso deveremos exigir a punição. Na verdade só se diz isso para esconder o crime, tentando nivelar os políticos por baixo, em busca de impunidade e querendo impor que qualquer um de nós faria o mesmo.
      2- PERDA POLÍTICA PARA A REGIÃO: outra mentira deslavada. Quem traz investimento público para uma região é o povo, a opinião pública, que gera a demanda pelo investimento. Não se faz estradas onde não se passa veículos, nem se constrói escolas se não tem alunos. O povo gera a necessidade e o políticos têm que fazer. Quando se diz que fulano ou sicrano fez tal obra, é um estelionato, já que o cara não colocou um centavo, recebeu pelo trabalho público e ainda se apropriou das benesses da obra com favores e lucros políticos;

      Respeitemos o trabalho dos funcionários públicos honrados, como ainda é o caso da PF. E parabenizemo-la também pela criatividade: adorei o nome da operação (Detalhes).

      1. ESADOF ENAM disse:

        “DETALHES TÃO PEQUENOS” NA VERDADE ISSO AI VAI DAR EM NADA.

  11. pool disse:

    politico é isso esperar o que de politicos isso é regra de há muito que tenho conceito formado sobre politicos

  12. Josélia disse:

    Na região, tem presidente de Câmara de Vereadores que “gostou” tanto do cargo, que reformulou o Regimento Interno da Casa Legislativa, para sua própria reeleição, e não é que conseguiu.”Eta trem baumm” .

  13. Pedro disse:

    Eu acredito na inocência do Deputado , logo logo estará tudo provado !!! A verdade tarda mais n falha !!

  14. Pedro disse:

    Deputado, Acredito em vc !! Vai ser provado a sua inocência, vai dar tudo certo, Deus está com vc !!

  15. esadof-enam disse:

    ACORDA JUAZEIRO!! A POLICIA FEDERAL NAO IRIA DAR UMA MANCADA DESSAS SE ELA DEU O BOTE JA TEM TODAS AS PROVAS, E OUTRA 6 DOS OITO JA CONFIRMARAO FAZER TRANSFERENCIAS PARA CONTAS DO SR, DEPUTADO, ESPOSA, E FILHO, QUERO SÓ VER SE ELE TEM CORAGEM

  16. CANSANÇÃO disse:

    MANDA A POLÍCIA FEDERAL VIR PRA CANSANÇÃO, AÍ SIM EU SEI QUE VAI FAZER UM ARRAZO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CANSANÇÃO,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários