Na cidade de Salgueiro, durante o mês de julho, época de chuvas, 274 casos foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde, alarmando para um surto da doença no município. Em novembro, foram contabilizados 57 ocorrências, e apesar da diminuição, em relação ao mês de julho, a população e os órgãos responsáveis continuam preocupados.
Apenas na última semana, 13 pessoas chegaram aos hospitais reclamando de dor de cabeça, nos músculos, nas juntas, nos olhos e febre alta, principais sintomas da doença. Para o diretor municipal de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Luciano do Nascimento Pereira, o número de pessoas com dengue é maior do que o notificado.
Um preocupante é com os casos de reincidência, onde os agentes atuam em uma residência para acabar com o foco da dengue, e ao realizarem outra visita, um novo foco é encontrando. “Estamos tentando mobilizar o Ministério Público neste combate. Queremos estabelecer punições para quem não cuida, e o pior, o mosquito atinge toda vizinhança”, disse o diretor. “Além do trabalho dos agentes e Secretaria de Saúde, a comunidade tem de ajudar a desconstruir o ciclo e combater a dengue. Só assim vamos acabar com o mosquito”, finalizou.