CCJ reprova mandato de 5 anos para presidente, governadores e prefeitos

por Carlos Britto // 22 de junho de 2011 às 19:26

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal  rejeitou, nesta quarta-feira (22), o aumento para cinco anos do mandato de presidente da República, governadores e prefeitos.

Os senadores da comissão aprovaram substitutivo do relator, senador Renan Calheiros (PMDB-AL)/foto, que mantém os quatro anos de mandato hoje em vigor e prevê ainda a coincidência dos pleitos municipais, estaduais, distrital e federal.

A PEC 38/2011 foi apresentada pela Comissão de Reforma Política do Senado e enviada para análise da comissão antes de ser submetida ao Plenário. Em seu voto, Renan argumenta que o mandato de cinco anos “seria uma espécie de contrapartida” pelo fim da reeleição de presidente, governadores e prefeitos, medida prevista em outra PEC (39/2011), também rejeitada pela CCJ.

Contra o mandato de cinco anos, o relator argumenta que a mudança representa a não coincidência entre o mandato do presidente da República e o dos parlamentares, “fator que dificulta a governabilidade e facilita a ocorrência de crises institucionais”.

Para ele, a mesma duração de mandatos do Executivo e do Legislativo favorece a sintonia de agenda dos dois Poderes, “em proveito da governabilidade e da eficiência administrativa”. (com informações da Agência Senado. foto/O Globo)

CCJ reprova mandato de 5 anos para presidente, governadores e prefeitos

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    Alguém precisa esta em consonância com a vontade do povo. O Renan Calheiro está. Então ele merece todo respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários