Em nota, a Prefeitura de Cedro (PE), no Sertão Central, afirma que o município não perdeu bolsas de estudo, tampouco material didático referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) edição 2016/2017.
Sobre a ausência dos coordenadores inscritos para participarem do seminário para integrantes do PNAIC, ocorrido nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, na Faculdade de Filosofia de Caruaru (Fafica), a prefeitura justificou que “foi oferecido transporte gratuito para os membros da equipe, porém os integrantes não aceitaram a ajuda alegando que necessitavam de diárias para indenizar os custos. Naquele momento, a prefeitura estava enfrentando dificuldades de ordem técnica nos sistemas de gestão contábil, o que impossibilitou a liberação imediata de recursos. Na ocasião, foi dito aos professores que, ao retorno do seminário, todos os custos referentes a gastos com alimentação e hospedagem seriam indenizados pela prefeitura municipal”, explica a nota.
A prefeitura ainda diz que a ausência da equipe de coordenadores no seminário acontecido em Caruaru em nada prejudicou o município. “O município do Cedro continua com o convênio com o Ministério da Educação (MEC) referente ao PNAIC. Sendo assim, está garantido a todos os professores abrangidos pelo pacto todo o material a ser utilizado nas atividades do programa, bem como as bolsas de estudo, que irão ser normalmente ofertadas aos profissionais da educação”, ressalta.
A nota da prefeitura ainda afirma que o município recebeu todo o material do PNAIC. “Deixamos claro, e enviamos foto em anexo para ratificar, que o Cedro recebeu normalmente os cadernos de formação. Todo o material foi entregue à Secretaria de Educação na tarde dessa quarta-feira (22).” A administração ainda ressalta que estará sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos e que esse tipo de informação é “fruto de um ataque político.” (foto/divulgação)