A equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução e Disputas (Nupemec) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)/6ª Região esteve no fórum trabalhista de Petrolina por dois dias – quarta (7) e ontem (8) – levando o projeto “Chegando Junto com os Cejuscs”. O vice-presidente do TRT/6ª Região e coordenador do Nupemec, desembargador Sergio Torres; o assessor da vice-presidência, Paulo Roberto Cerqueira; e a servidora Patrícia Valença (chefe do Nupemec) foram recebidos pelo coordenador do Cejusc local, juiz George Sidney Neiva Coelho, pelos conciliadores Bemmerval Nogueira e Samuel Higomalton e pela conciliadora Núbia Maria Freire.
O Cejusc de Petrolina registrou um incremento de 215 processos de janeiro a junho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas 1.261 audiências de tentativas de acordo, superadas pelas 1.476 audiências do ano atual. Também houve aumento do percentual de acordos realizados, que passou de 34,10% no ano anterior para 41,53% neste ano.
O projeto tem o objetivo de ouvir as demandas das equipes dos Cejuscs, estabelecer e promover uma troca de opiniões e ideias com essas unidades, visando ao aperfeiçoamento da conciliação como meio de solução das questões trabalhistas. Tem ainda a intenção de valorizar o trabalho desenvolvido por servidores, servidoras, magistrados e magistradas integrantes das equipes, reconhecendo o importante papel que realizam na missão de solucionar os processos via acordo.