O período de verão representa historicamente um aumento de 16% no consumo médio de energia em relação ao inverno, segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Por isso, a entidade alerta sobre a alta na conta de luz. A concessionária lembra do consumo eficiente dos equipamentos de refrigeração utilizados para compensar a alta temperatura.
Segundo o gerente do Departamento de Gestão de Mercado da Celpe, Wlademir Moura, cada um grau centígrado a mais na temperatura ambiental implica em um aumento aproximado de 3% no consumo mensal de energia elétrica, o que equivale a um mês de consumo de uma cidade do porte de Caruaru, com 300.000 habitantes.
Aparelhos elétricos consomem mais quando o ambiente externo está mais quente, sem necessariamente haver mudança de hábito. Porém, climatizadores e condicionadores de ar também não devem permanecer ligados por longos períodos. A orientação da Celpe é para ajustar o condicionador de ar para temperatura confortável, que, para a empresa, é de cerca de 23°C. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário ajuda na economia. Enquanto o equipamento estiver desligado, o ventilador pode entrar em ação.
Geladeiras
O que também merece atenção são as geladeiras. Quando em mau estado de conservação, elas chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdício de energia, a Celpe diz que freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros para paredes e armários.
Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia. É importante ainda otimizar o funcionamento de chuveiros, fornos e ferros elétricos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.
Sobre as festas de verão, a concessionária recomenda que, se for usar a churrasqueira, a melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. Também é ressaltado que o uso de aparelhos de som em alto volume resulta em maior gasto de energia. As lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes, que economizam cerca de 80% de energia elétrica e duram até oito vezes mais que as comuns.
Com serteza a celpe para não ficar no prejuizo inventa essas coisas, aqui no Jatobá 2 não foi diferente segundo os vizinhos as contas deste mês vieram com um aumento inesperado, aqui em casa mesmo vinha 64 a 70 no maximo esse mês veio 92 reais, ou seja um aumento que chega a mais de 20%. Ai aqueles que não tem todas essas coisas que eles falaram acaba pagando por quem tem. segundo um vizinho aqui ao lado pagava 16 reais esse mês veio 43 reais, e é por que ele mora só e passa o dia todo fora de casa imaginemos nós se ele ficasse em casa o dia todo.