Cemafauna abre colônia de férias com diversão e aprendizado sobre caatinga

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2025 às 20:30

Foto: Rovani Araújo/divulgação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), deu início nesta segunda-feira (6) à Colônia de Férias, batizada de ‘Ceminha’. A primeira turma, composta por 15 crianças entre seis e oito anos, começou uma semana cheia de descobertas e aprendizado. Durante as manhãs, de segunda a sexta-feira, os pequenos participarão de atividades lúdicas e educativas especialmente planejadas para explorar a biodiversidade da caatinga, combinando diversão com momentos enriquecedores de conhecimento.

Entre as atividades realizadas nesta segunda, destacou-se o bingo “Que bicho sou eu?”, que desafiou as crianças a identificarem animais a partir de pistas curiosas. Além disso, elas fizeram uma visita guiada ao hall do Museu de Fauna da Caatinga, onde puderam conhecer de perto as riquezas do bioma sertanejo, aprender a identificar pegadas de animais e explorar a importância das abelhas no ecossistema. A atividade incluiu a observação de exemplares da coleção científica de abelhas da Caatinga do Museu, mostrando a diversidade de espécies que habitam a região.

Para a professora Patrícia Nicola, coordenadora do Cemafauna, a proposta da Colônia de Férias é uma maneira inovadora de unir ciência e diversão: “Promover uma colônia de férias voltada à biodiversidade é a nossa forma de fazer educação científica de maneira lúdica e acessível. Queremos despertar, desde cedo, o interesse pelo conhecimento sobre a fauna da Caatinga e, ao mesmo tempo, incentivar o senso de conservação ambiental. É um prazer ver a curiosidade e o entusiasmo das crianças ao aprender sobre a importância de preservar o nosso bioma. Estamos plantando sementes de consciência ecológica para o futuro“.

O ‘Ceminha’ segue até o final de janeiro, contando com três turmas (uma por semana) e atividades planejadas para explorar o rico universo do bioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários