Cemafauna apresenta ações durante 1ª Oficina de Museus da Facepe

por Carlos Britto // 24 de outubro de 2024 às 10:30

Foto: Ascom Cemafauna

A coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), professora doutora Patrícia Nicola, participou na terça-feira (22) da 1ª Oficina de Museus, promovida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Realizado de forma online, o evento reuniu 23 coordenadores de museus contemplados no edital 16/2024 para apresentar as atividades e compartilhar vídeos das instalações de seus museus.

Durante sua participação, Patrícia destacou as ações realizadas pelo Museu de Fauna da Caatinga, vinculado ao Cemafauna, com foco no resgate, monitoramento e reabilitação de animais, além de seu papel na educação científica e preservação de espécies nativas do bioma. “A presença do Cemafauna nesse encontro reforça a importância da educação científica e da conservação ambiental, tanto pelo trabalho de campo quanto pelas iniciativas educativas do Museu de Fauna. O apoio da Facepe tem sido essencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e popularização da ciência”, afirmou a coordenadora.

Os coordenadores tiveram 10 minutos para expor o trabalho desenvolvido por seus museus e dois minutos adicionais para exibir um vídeo das instalações. No caso do Museu de Fauna da Caatinga, Patrícia evidenciou a relevância de seus acervos científicos e educativos na conscientização ambiental, além de seu papel fundamental na pesquisa de espécies endêmicas da Caatinga.

A Oficina de Museus foi uma oportunidade para fortalecer a integração entre as instituições, promover o intercâmbio de experiências e aumentar a visibilidade das iniciativas voltadas para a pesquisa científica e educação. Para a especialista, eventos como esse são fundamentais para consolidar o papel dos museus na preservação do patrimônio científico e cultural de Pernambuco e do Brasil. A iniciativa também busca ampliar o alcance e impacto dos projetos apoiados pela Facepe, incentivando o desenvolvimento de museus e centros de pesquisa voltados à popularização da ciência em todo o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários