O cenário “campestre” em plena área urbana de Petrolina revoltou o leitor Demétrio Braga. As fotos, enviadas por ele, são de um local em plena Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, onde o proprietário parece não estar nem um pouco preocupado para o que os outros pensam de sua “roça” particular.
Demétrio aproveita para questionar as autoridades públicas do município sobre o fato. Confiram:
É impressionante como os poderem públicos fazem olhos grossos para determinadas situações. Anexo as fotos que por si só demonstram o descaso com normas, regulamentos, ou seja lá qual nome podemos dar.
As fotos em questão foram tiradas num “chiqueiro”, acredito que este seja a melhor denominação para um local que foi cercado, de forma irregular, horrível, e com certeza sem nenhuma autorização.
Estamos falando da principal avenida da cidade, a Monsenhor Ângelo Sampaio, bem em frente a uma grade concessionária de veículos e a uma grande churrascaria.
Será que a Secretaria de Obras ou de Urbanismo, os gestores das administrações passadas e da atual, não enxergaram ainda que “aquilo” que lá se construiu é um verdadeiro absurdo, que uma cidade como Petrolina não pode permitir que qualquer um, ao seu bel prazer, utilize-se de uma área pública, possa cercá-la de qualquer forma, construir um verdadeiro “chiqueiro”, colocar uma “placa” como se dono fosse, plantar todo o tipo de vegetação, sem nenhum projeto paisagístico?
Lá se mistura manga com mandacaru, coroa de frade com roseira e por aí vai.
Está na hora de se acabar com aquela “monstruosidade” e devolver à avenida sua visão original sem aquela “poluição paisagística”, parodiando o conhecido “Odorico Paraguaçu”.
Demétrio Braga
Britto,
Com a devida justiça : esse “curral” tem mais de 10 anos – basta olhar para o tamanho das árvores. SOU CONTRÁRIO AOS ANIMAIS, AGORA QUE A CIDADE PRECISA DE ÁRVORES PRECISA E NESSE CASO DEVO PARABENIZAR O MORADOR PELO PLANTIO !
Grave mesmo é um criatório de animais – submetidos a toda sorte de mal tratos – na esquina da Av. Caminho do Sol com a Av. da Integração…O pior que é “colado” na Secretaria de Obras !!!!
O local é público ou privado? se for público tudo bem,mas se for privado, o que podem fazer? a não ser proibir a cerca de arame farpado, se for o caso, por se tratar de área urbana.
Sinceramente acredito que há muito mais coisas relevantes a se indignar: transporte público; postos de saúde sem sequer curativos simples; saneamento básico, etc. Coisas que vão além da estética!
As arvores ficaram legais. tira a cerca e contrata o maluco pra plantar mais no resto da avenida.
Meu amigo Demetrio.
Absurdo é o que fizeram com as arvores do centro da cidade, eu mesmo presenciei varias vezes carros da própria Prefeitura, retirando arvores, que acredito eu estivessem ali há muitos anos, cito como exemplos: as ficavam na calçada do hotel das freiras, na Avenida Joaquim Nabuco; as que ficavam em frente e ao lado do colégio Dom Bosco; as que ficavam próximas ao monumento da besteira; as que ficavam de frente ao prédio do Poder Publico, onde nossa amiga Ana Rúbia fica, na Avenida Fernando Góis, isso sim é um absurdo… Uma cidade que sofre, em determinadas épocas do ano, com um sol escaldante e as poucas arvores que tem no centro da cidade estão sendo derrubadas e os cidadão como ficam sem ter ao menos uma sombra para “matar” um pouco o calor.
Reveja seus conceitos do que é realmente absurdo.
Cara se botar umas mesas lá dá até pra tomar uma cerveinha no calor que tá fazendo!
Concordo contigo (coitada) esta semana uma amiga minha foi ao posto de saude que atende ao Gercino Coelho e não tinha se quer um AAS no local.
Existe uma arvore em frente ao supermercado regente, na calçada do bar banbuzinho que é o ipê branco, que só florece no mes de julho, acho que é a unica na area urbana em nossa cidade e a mesma nao esta sendo devidamente cuidada e bem judiada e inclinada, quase caindo, onde esta a secretaria do meio ambiente?
Vou colocar uma rede ali e fingir que é minha chacara,
CONCORDO PLENAMENTE COM DEMETRIO,É UMA VERGONHA AQUELA ROÇA NA PRINCIPAL AVENIDA DA ENTRADA DA NOSSA CIDADE, DAQUI A POUCO O BESTINHO QUE PLANTOU E CERCOU VAI ACHAR QUE É DONO OU PEDIR UMA INDENIZAÇÃO DA PREFEITURA. MAIS VERGONHA AINDA É A ATUAÇÃO SE É QUE EXISTE AINDA DA FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E POSTURAS DESTA CIDADE??? CADÊ OS FISCAIS ???. INVASÃO DE TERRENO PUBLICO, CURRAIAS NA AREA URBANO, CALÇADAS OCUPADAS INDEVIDAMENTE OBRAS SEM RECUOS, ABATEDOUROS EM AREA URBANAS, SERÁ QUE NÃO EXISTEM MAIS.
EM TEMPO: CARO CARLOS BRITTO,ESPERAMOS QUE ESTA DENUNCIA SEJA ESCLARECIDA E RESOLVIDA PELO ORGÃO RESPONSAVEL DA PREFEITURA O MAIS URGENTE POSSIVEL, VAMOS AGUARDAR ATENTAMENTO ESTA SUA RESPOSTA.
ATENCIOSAMENTE,
MORADORES DA COHAB 03.
Concordo em parte com todos os comentários, dá muito bem para perceber os anseios da população por uma cidade mais arborizada ou ainda com a existência de um projeto paisagístico, principalmente em se tratando de uma cidade em pleno sertão, com temperaturas na sua grande maioria beirando ou acima dos 30º.
Porém, não podemos esquecer que estamos falando de área publica, pelo meu pequeno entendimento, em áreas publicas não podemos fazer o que acharmos por bem, não devemos utilizar de espaço publico sem nenhuma autorização, não podemos cercar ou construir indiscriminadamente, se todos se acharem no direito de fazer o que bem quer nas áreas “públicas” a cidade viverá um caos. Como falei anteriormente, entendi perfeitamente a forma brincalhona, demonstrada nos diversos comentários, ficou muito claro para mim que todos possuem um excelente censo de humor, isto em algumas ocasiões é muito bom más, estou tratado de regulamento, leis etc., nestes assuntos, infelizmente “o piadismo” parodiando “Odorico Paraguaçu” não cabe muito bem.
water aproveita e amarra seu pescoço numa árvore já que você é um jumento ou se joga dela para ver se nos dá um tempo dessas suas asneiras.
Absurdo? Não…nesta “jestão” tudo isto é absolutamente normal.Basta andar um pouco mais em Petrolina e verá que tudo está VERDINHO! O único local bem desmatado e cuidado é alí no Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, próximo as faculdades!Sabe que mora lá?Nelson….o secretário! E da “Avenida Sete de Setembro prá lá” é que tem coisa! Esta é a “nova Petrolina”!
Acho legal o errado é ele colocar está cerca horrivel e placas como se fosse o dono, os moradores do bairro já que tem uma associação deverião levar o caso a uma reunião com todos e fazer a area um local
publico tirando a cerca .
ELE TA´ É DANDO UMA DE DOIDO CERCANDO A AREA DAQUI UNS
ANOS ELE FAZ UM BARZINHO E COLOCAR ENERGIA E PRONTO
JÁ É DONO E MATA A PAU VENDENDO PARA OUTRO E É O QUE MAIS ACONTECE EM PETROLINA E A PREFEITURA FAZ DE CONTA QUE NÃO VER.
eu também vou fazer minha chacara e preparar meu pezinho de meia daqui cinco anos eu vendo por 150,000 e compro uma casa kkkkkkkkkk
Acho legal o errado é ele colocar está cerca horrivel e placas como se fosse o dono, os moradores do bairro já que tem uma associação deverião levar o caso a uma reunião com todos e fazer a area um local
publico tirando a cerca .
PARABENS POR CHAMAR ATENÇÃO PARA ESSE FATO, A PREFEITURA VEM SENDO NEGLIGENTE A VÁRIOS ANOS, PRECISA-SE URGENTE SE TOMAR PROVIDENCIA POIS DAQUI APOUCO AQUELE ESPAÇO PÚBLICO ( CANTEIRO) VAI PARAR NA MÃOS DE PARTICULARES. DIGO MAIS O POVO APROVA ESSE TIPO DE ATITUDE PRECISAMOS PRESEVAR OS ESPAÇOS DESTINADOS PARA EQUIPAMENTO PUBLICOS PARA CONFORTO DE TODOS.
Eu gostei do cantinho arborizado, lá tem várias espécies de plantas, e quem sabe animais em extinção. Vamos convidar um professor de biologia, ele aproveita e ensina com mais conforto e com material didático adequado, e sem pagar nada. A sala de aula é quente, suja e o professor só tem quadro de giz ou branco, falta sempre o pincel; temos também o livro didático e o caderno do aluno. Como as salas são numerosas, os alunos ficam indisciplinados e não aprendem nada, neste local seria legal. PETROLINA não tem reserva ecológica e com o número de árvore que tem , deixa a cidade muito quente. O dono da plantação não é louco e sim ecologista.
Eu adorei as árvores, e aprovo uma organização no local.
É muita falta de não ter com o que se preocupar, em que pelo amor de Deus o proprietario, ou responvel por tal local esta fazendo de mal a população???
No bairro José e Maria, também tem um curral próximo ao prédio das Irmãs Carmelita!
O curral está em um local Público e é horroroso!
Dizem que tem um Secretaria de Ordem Pública… Será que existe mesmo?????????????????????????????????????????????????Por onde anda esse Secretário?????????????????????????????
Será que ele é fantasma???????????????????????????????????
Quem souber mais sobre essa Secretária, por gentilaza, passe uma informação!
Cada vez mais fica para mim provado por que somos um país do 3º mundo, e com certeza o nordeste do 100º. Ser provinciano não tem problema nenhum, agora, ser e ter o pensamente de provinciano, aí sim é o fim da picada.
Uns utilizam do espaço sem a coragem de se identificar e ainda por cima utilizam um pseudônimo em inglês, ridículo! Outros dizem: não vejo nada de mais, alguns dizem que aquele absurdo está até bonitinho, mais alguns se colocam como defensores da ecologia, demagogia pura! Está achando bonito, mande fazer igualzinho na frente da sua casa, do seu prédio, manda amarrar jumentos, criar porcos etc., tenho certeza que neste momento, o pensamento de todos vocês mudarão da água para o vinho.
Caiam na real, este é o tipo de pensamente de 3º mundo como falei anteriormente, o grande idealizador daquela obra prima, poderia ter plantado “arvore onde nasce a cachaça Caribé que todos adoram, ou até nascer ouro” nada importa, é uma área publica e como tal, deve ser tratada. Não estou aqui na realidade culpando o plantador, este é o nome real a ser utilizado, nunca proprietário, pois, aquele espaço só tem um dono, “O poder público”. Cada vez mais fica para mim provado por que somos qualificados como um país do 3º mundo, ser provinciano não tem problema nenhum, agora, ser e ter pensamente de provinciano, aí sim é o fim da picada.
Uns utilizam do espaço sem a coragem de se identificar e ainda por cima colocam um pseudônimo em Inglês, ridículo! Outros dizem: não vejo nada de mais, alguns dizem que aquele absurdo ficou até bonitinho, mais alguns se colocam como defensores oportunistas da ecologia, demagogia pura! Nunca plantaram uma árvore seque. Está achando bonito, mande fazer igualzinho na frente da sua casa, do seu prédio, manda amarrar jumentos, criar porcos etc., tenho certeza que neste momento, o pensamento de todos vocês mudarão da água para o vinho, sumirão os piadistas, os ecologistas, os despreocupados etc.
Caiam na real, este é o tipo de pensamente de 3º mundo, o grande idealizador daquela obra prima, poderia ter plantado “arvore onde nasce a cachaça Caribé ou até ouro” nada importa, é uma área publica e como tal, deve ser tratada. Não estou aqui na realidade crucificando o plantador, este é o nome real a ser utilizado, nunca proprietário, pois aquele espaço não tem nenhum dono a não ser o “poder publico”, os grandes culpados nesta questão são os órgãos fiscalizadores, não sei exatamente qual, Secretaria de Obras, de Urbanismo, sei lá, a Prefeitura no final das contas.
Já e hora de assumirmos a tão cobrada “cidadania”, que para mim começa antes de tudo no cumprimento das regras, leis, estatutos e tudo que define “postura cidadã” nada de deixar para lá, que mal faz, ficou até bonitinho, a intenção foi boa etc.etc.
Pensei que este espaço pelo qual parabenizo ao idealizador, fosse utilizado no sentido de levar o pensamento maduro, consciente, cidadã para toda a comunidade, porém pelo visto algumas pessoas estão deturpando uma excelente idéia.
Para o amigo Caros Britto, além nos nossos parabéns, fica aqui uma idéia: Não deveriam ser publicadas opiniões matérias em geral com a utilização de pseudônimo. Quem se utiliza de uma máscara para expressar sua opinião não pode ser dada nenhuma credibilidade.
Abraços
Demetrio Braga
Prefiro essas arvores a lixo como em vários locais espalhados pela cidade agora tem que tirar esta cerca horrível como dizem o pessoal ai uuuuuuuuiii
Não concordo com a cerca, mas, pior ainda é apresentar apenas criticas sem propostas de solução, essa iniciativa é uma ótima idéia só precisa ser aprimorada junto a prefeitura e a comunidade local.