Em 2010 serão mobilizadas cerca de 240 mil pessoas, todas contratadas através de concurso público para visitar cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros. O orçamento para o censo demográfico do próximo ano é de R$ 1 bilhão e 400 milhões.
Para os novos contratados serão comprados cerca de 210 mil computadores de mão, nos quais estarão o questionário eletrônico do Censo 2010 e um programa para facilitar a localização do recenseador, por GPS, em áreas rurais.
A partir de setembro de 2009, o Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE) começará a selecionar o pessoal que irá trabalhar temporariamente no Censo 2010. Haverá vagas em todos os 5.565 municípios brasileiros.
Os aprovados trabalharão por períodos de três meses a nove meses. São esperados entre um e dois milhões de candidatos.
Entre março e julho de 2010, será feito o treinamento dos recenseadores e supervisores. Em 1º de agosto de 2010, começará a coleta de dados do Censo, que vai durar cerca de quatro meses. Em dezembro, está prevista a divulgação dos primeiros resultados.
A expectativa é que Petrolina conte com mais de 200 vagas para recenseador, pois o município possui atualmente 262 setores censitários. Este número ainda pode ser ampliado com o decorrer das reuniões da CMGE.