[slider id=”museu-pai-chico”]
A história do povoado de Cabloco, no município de Afrânio (PE), está percorrendo várias cidades do Sertão do São Francisco através da exposição itinerante Museu Pai Chico. Desta vez, a mostra está no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, até este domingo (10). A iniciativa é financiada pela Funarte através do edital de cultura Microprojetos do São Francisco.
O povoado, conhecido pela sua rica história e pelos pés admiráveis de tamarindo, já foi habitado pelos índios e caboclos, daí a origem do nome. Descendentes de portugueses também adotaram a região como morada, a exemplo das famílias Cavalcanti e Ramos.
O mais conhecido do lugar era o patriarca Pai Chico, da família Cavalcanti, que acabou sendo homenageado ao dar nome ao museu criado há dez anos para preservar a memória e tradições do povoado.
A exposição é organizada pelo arquiteto Cosme Cavalcanti, que tem suas origens ligadas ao lugar. Cosme luta pela valorização e participa ativamente do processo de revitalização de Cabloco. A próxima parada da exposição itinerante será o município de Sobradinho, no norte da Bahia. (De Rinaldo Lima/para o Blog)