Centro Pop realiza busca ativa para acolher pessoas em situação de rua em Petrolina

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2020 às 14:31

Novo Centro Pop de Petrolina fica no bairro Jardim São Paulo. (Foto: Divulgação)

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop) precisou suspender suas atividades, em Petrolina, para evitar aglomerações. Apesar disso, segundo a prefeitura municipal, as equipes continuam trabalhando diariamente para levar assistência a esse público, inclusive fazendo buscas ativas diuturnamente, em toda cidade.

A busca ativa ocorre principalmente quando o município recebe denúncias de pessoas passando por dificuldades. O último caso aconteceu nesta semana, na região central. Segundo a vizinhança, um homem de aproximadamente 30 anos estava no local há um dia, enrolado em um lençol, sem aceitar água ou comida e agindo com agressividade. Mesmo contando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Samu, o homem recusou o atendimento e foi embora do local.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, esse trabalho é desafiador. “O município oferece toda condição para que esse público seja assistido com acesso à alimentação, abrigamento noturno e assistência em saúde. Nosso sistema é de portas abertas, ou seja, nada é feito de forma compulsória. Assim como neste caso, muitas vezes encontramos resistência, mas cada vida que conseguimos tocar e mudar vale a pena”, relatou.

Como a sede do Centro Pop está fechada durante a pandemia, a equipe também montou um escritório de atendimento na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), onde é possível realizar atendimentos de urgência relacionados a documentos e encaminhamentos para os demais serviços da rede municipal. Para acionar a equipe do Centro Pop, a população pode entrar em contato pelo e-mail centropoppetrolina@gmail.com, ou ainda ligar para a SEDESDH no número: (87) 3866-1679.

Centro Pop realiza busca ativa para acolher pessoas em situação de rua em Petrolina

  1. Josefa Maria disse:

    Ave Maria! Pois esse serviço não está sendo visto, porque a cidade está um caos. A praça da catedral, os arredores do cemitério Campos das Flores, as imediações do Hospital Memorial e Neurocárdio, as praças estão todos empestados de gente usuária de drogas, pedintes, vândalos, um verdadeiro pavor para quem transita. Deve ser uma decepção para os turistas, porque a situação é mesmo caótica. Abandono total. Descaso dos governantes. Misericórdia! Nunca vi Petrolina nessa situação.

  2. disse:

    Chama o galeguin,só tá faltando. dizer que é culpa do governo.ô.Rita volta pra casa.kkkkk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários