[slider id=”proerd-lagoa-grande”]
Uma turma de 550 alunos de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, receberam, na noite da última sexta-feira (23), o certificado de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O projeto é coordenado pela Polícia Militar de Pernambuco, em parceria com a prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta etapa, os alunos contemplados pelo programa são das escolas Hélio Ferreira Maia, Palmira de Souza e Nossa Senhora Auxiliadora. A solenidade de formatura contou com a presença do vice-prefeito Roque Cagliari, dos secretários Robson Amorim (Governo) e Daniel Torres (Educação), do Major Lenildo, dos instrutores do Proerd em Lagoa Grande, além dos vereadores Mantena, Doutor de Iolanda, Professor Vavá e Nena Gata.
O programa realiza atividades nas escolas orientando os estudantes sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência. De acordo com o secretário de Educação, Daniel Torres, a iniciativa contempla não apenas as próprias crianças, mas a família e a comunidade escolar envolvidas.
“Não se faz educação sozinho, é preciso estabelecer parcerias. Além de aproximar a polícia da comunidade, o Proerd incentiva ações de paz dentro e fora da escola. Não tem preço ver o sorriso no rosto dessas crianças beneficiadas”, disse.
De acordo com os instrutores Júlio Cesar e Vitório, o programa é uma ação conjunta entre família, comunidade escolar e PM, no sentido de aumentar a proteção, fortalecer a cultura da paz, buscar mecanismos de defesa e complementar a formação escolar, a fim de que crianças e jovens tenham condições de se tornarem adultos responsáveis e comprometidos socialmente.